1113 | METODOLOGIAS INOVADORAS DE ENSINO APRENDIZAGEM: A ESCOLA QUE APRENDE. | Autores: Elizabeth Soares Oliveira de Holanda Monteiro (elizahm@terra.com.br) (UFPI) ; Benevina Maria Vilar Teixeira Nunes (UFPI) ; Francisca Aline Amaral da Silva (UFPI) ; Maria da Conceição Silva de Brito (SESAPI) |
Resumo: A formação do profissional técnico em enfermagem é executada com currículos rígidos, metodologias tradicionais com ênfase na dimensão cognitiva e técnica. Na atualidade busca um ensino no qual o discente desenvolve atividades critica-reflexivas, deixando de ser coadjuvante do processo de ensinagem e assumindo o protagonismo da formação pretendida. Estudo com objetivo de realizar uma intervenção na prática pedagógica para utilização de metodologias inovadoras no curso técnico em enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, de natureza qualitativa com utilização da estratégia da pesquisa-ação. Foi realizado um seminário intitulado "a escola que aprende", em uma instituição de ensino técnico profissionalizante, em um estado do nordeste brasileiro. O grupo pesquisado foi constituído por docentes do curso técnico em enfermagem, coordenadores e pedagogos da instituição. Como critério de inclusão: Ser docente das disciplinas instrumentais básicas e/ou profissionalizantes, teoria e/ou estágio, ser coordenador da instituição e como Critério de exclusão: os docentes que não possuem disponibilidade de participar do seminário. A coleta de dados aconteceu somente após autorização pelo Comitê de Ética, e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE por cada participante. Os dados produzidos foram interpretados a luz do referencial teórico de Paulo Freire. Este estudo é parte da tese intitulada PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO TÉCNICA EM ENFERMAGEM. Como resultados preliminares foram observados que os docentes utilizam metodologias inovadoras, mas ainda é predominante o ensino tradicional. Palavras chave: Educação profissionalizante, docentes de enfermagem, técnicos de enfermagem, Educação em enfermagem.
Referências: ASSIS, A. S et al. Formação técnica e profissional em saúde: processos históricos e novos desafios para a escola de formação em saúde da família Visconde de Saboia. S A N A R E, Sobral, v.7, n.2, p.54-61, jul./dez. 2008 BRASSINELLO, Greicelene; BAGNATO, Maria Helena Salgado. Projeto Larga Escala: Uma Análise A Partir Da Bibliografia Existente. Rev. Esc. Anna Nery Rev. Enferm. Volume 13, n. 1. 2009 BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011. BACH, Maria Regina; CARVALHO, Marcos Antônio Batista. Metodologia da Problematização como Potencializadora da Educação Básica. 2015. Disponivel em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/497-2.pdf. Acesso de 08 de out de 2015. CARICATI, Luiza. O que é metodologia ativa e por que ela é tão importante em uma graduação, 2016. Disponível em: http://fappes.edu.br/blog/2016/04/06/metodologia-ativa-na-graduacao/. Acesso em 22 de dezembro de 2016. |