Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1109


1109

Práticas de Enfermagem em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos

Autores:
Elisangela dos Santos Marques (zanzamarks@gmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde -Uncisal) ; Bruna Nunes da Silva (Universidade Estadual de Ciências da Saúde -Uncisal) ; Maria Rosa da Silva (Universidade Estadual de Ciências da Saúde -Uncisal) ; Alexandra Mycaele Gomes de Melo (Universidade Estadual de Ciências da Saúde -Uncisal) ; John Victor dos Santos Silva (Universidade Estadual de Ciências da Saúde -Uncisal) ; Raiany Samilli Pereira dos Santos (Universidade Estadual de Ciências da Saúde -Uncisal)

Resumo:
Introdução: O cuidado de enfermagem está presente em todos os ciclos de vida, realizando suas atividades em todos os níveis de saúde e também de forma extra-hospitalar. Objetivo: Relatar as práticas de acadêmicos de enfermagem em uma instituição de longa permanência. Métodos: Trata-se de um relato de experiência do módulo Ambiente Terapêutico da disciplina Processo de Trabalho em Enfermagem II que é ofertada para alunos do segundo ano do curso de enfermagem de uma instituição de ensino superior de Alagoas. No módulo, o acadêmico aprende e praticam noções sobre ambiente terapêutico, cuidados ao paciente restrito ao leito, comunicação terapêutica, segurança e higiene do paciente, Sistematização da Assistência em Enfermagem (SAE), exame clínico e físico, processo morte e morrer, entre outros. As práticas são realizadas em uma Instituição de longa permanência para idosos de Maceió. Resultados: Na instituição de longa permanência os acadêmicos de enfermagem colocam em prática além dos conteúdos aprendidos no módulo de Ambiente Terapêutico, conteúdos ao longo da graduação, possibilitando uma assistência integral à saúde da pessoa idosa. Conclusão: A instituição de longa permanência torna-se um ambiente favorável para práticas técnicas e de humanização pelos acadêmicos de enfermagem com os idosos. Contribuição para a Enfermagem: O contato do acadêmico de enfermagem com o idoso institucionalizado permite maior proximidade à percepção das necessidades desses indivíduos. Palavras-chave: Educação em enfermagem, Institucionalização, Saúde do idoso.


Referências:
GONÇALVES, Marcelo José Cirilo et al. A importância da assistência do enfermeiro ao idoso institucionalizado em instituição de longa permanência. Revista Recien-Revista Científica de Enfermagem, v. 5, n. 14, p. 12-18, 2015. DE SOUZA, Douglas et al. Instituição de longa permanência para idosos: relatos e reflexões. Gestão e Saúde, v. 6, n. 2, p. Pag. 1679-1688, 2015.