Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1105


1105

O CONHECIMENTO DO ENFERMEIRO ACERCA DE VENTILAÇÃO MECÂNICA EM UTI - UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores:
Eliete Aparecida Teodoro da Silva (elieteaparecida@gmail.com) (Hospital Universitário Gaffrée e Guinle - Unirio) ; Danilo da Silva Amaral (Hospital Universitário Gaffrée e Guinle - Unirio) ; Rafael dos Santos (Hospital Universitário Gaffrée e Guinle - Unirio) ; Jessica Mello da Silva (Hospital Universitário Gaffrée e Guinle - Unirio) ; Aline Thomaz da Conceição Lucena (Hospital Universitário Gaffrée e Guinle - Unirio)

Resumo:
A atividade do enfermeiro assistencialista no cenário do intensivismo requer inevitavelmente o conhecimento das tecnologias empregadas na UTI, logo o conhecimento teórico-prático da ventilação mecânica dentre outras. No entanto, as bases pratico-científicas não se encontram eficientemente discutidas em sua formação. O objeto do estudo configura-se no conhecimento dos enfermeiros sobre ventilação mecânica no âmbito da unidade de terapia intensiva. Objetivou-se analisar, o conhecimento que os enfermeiros adquiriram sobre ventilação mecânica e sua influência na prática do cuidado. A revisão incluiu obras científicas existentes sobre o tema nas bases de dados Lilacs e Medline. Evidencia-se a necessidade de ampliação do número de estudos científicos que forneçam uma visão das possíveis limitações existentes neste cenário, vivenciadas pelo enfermeiro. Conclui-se que a lacuna de conhecimento influencia diretamente na qualidade da assistência de enfermagem prestada e salienta-se que a escassez de estudos sobre o tema aponta a necessidade de outros estudos que possam orientar treinamentos específicos para a qualificação do público-alvo: os enfermeiros.


Referências:
BRASIL, M.S. Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Infecção do Trato Respiratório: orientações para prevenção de Infecções Relacionadas à Saúde. Brasília, Ministério da Saúde, 2009. 1-27. | SCHWONKE, C.R.G.B. Conhecimento da equipe de enfermagem e cultura de segurança: análise sistêmica dos riscos na assistência ao doente crítico em ventilação mecânica invasiva. 165f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande, Escola de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Rio Grande, 2012