1101 | UTILIZAÇÃO DO MAPA CONCEITUAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA ENFERMAGEM | Autores: Elayne Christina Lima Barros (elayne.lima13@gmail.com) (Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL) ; Cynthia Crislayne dos Santos (Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL) ; Anielly dos Santos (Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL) ; Jéssica Saturnino Ferreira (Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL) ; Luana Ambrózio de Medeiros (Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL) ; Gabrielle Leite Pacheco Lisbôa (Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL) |
Resumo: INTRODUÇÃO: Método desenvolvido na década de 70 por Joseph Novak, o mapa conceitual (MC) tem sido utilizado como ferramenta que facilita o diagnóstico, possibilita o pensamento crítico e se mostra útil para organizar e representar determinado conhecimento de forma subdividida, aproximando informações interligadas e referentes. OBJETIVOS: Relatar a experiência de construção de um mapa conceitual. METODOLOGIA: Relato de experiência baseado na construção de um mapa conceitual, visando à fixação dos conhecimentos disponibilizados numa disciplina de um curso de graduação em enfermagem da cidade de Maceió. RESULTADOS: A produção desenvolveu-se através de uma plataforma on-line geradora de mapa conceitual, GoConqr, que possibilita conexões entre ideias com a utilização de cores em sua formulação para melhores subdivisões. O mapa construído, além do aprofundamento no conhecimento gerou uma leitura visual que aparentemente parecia abstrata, entretanto, facilitou a memória visual do conteúdo, permitindo a fixação do mesmo pelos discentes. CONCLUSÃO: O resultado dessa experiência aponta para a utilização do mapa conceitual como ferramenta de aprendizagem passível de utilização em várias disciplinas e áreas do conhecimento. Podendo ser utilizado além da academia, no dia a dia do profissional de enfermagem. IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM: Esse relato propõe a ampliação do conhecimento acerca de ferramentas educacionais que possam ser utilizadas na área da saúde/enfermagem em âmbitos gerais, individuais ou coletivos, viabilizando as condições de cada produção, respeitando as particularidades de cada assunto, facilitando uma leitura bem mais rápida, clara e abrangente do conteúdo em aprofundamento. Descritores: Enfermagem; Sistema de Informação; Atenção à Saúde.
Referências: 1. Bittencourt GKGD, Nóbrega MML, Medeiros ACT, Furtado LG. Mapas conceituais no ensino de pós-graduação em enfermagem: relato de experiência. Rev. Gaúcha Enferma. 2013; 34(2):172-176); 2. Taylor W. Concept mapping: a nursing model for care planning. J. Nurs. Educ. 2007;46(5):211-6; 3. Gul RB, Boman JA. Concept mapping: a strategy for teaching and evaluation in nursing education. Nurs Educ in Pratice 2006;6(4):199-206. |