1091 | AVALIAÇÃO DE TRANSTORNOS DISSOCIATIVOS EM CRIANÇAS INTERNADAS EM UNIDADES PEDIÁTRICAS | Autores: Edficher Margotti (edficher@yahoo.com.br) (Universidade Federal do Pará-UFPA) ; Itla Prazeres (Universidade do Sul de Santa Catarina-UNISUL) |
Resumo: Introdução: Fatores ambientais estressantes são alguns dos fatores que podem ser
listados como propulsores ao desencadeamento dos sinais e sintomas típicos de
transtornos psicológicos(1).Experiências traumáticas na infância têm sido implicadas na
gênese do aparecimento de sintomas dissociativos(2). O contexto de hospitalização, é
em especial para a criança, desencadeador eficaz de transtorno dissociativo (3)
.
Objetivo: Investigar e analisar sintomas e cognições dissociativas e pós-traumáticas
infantis. Metodologia: Estudo descritivo com abordagem quantitativa, com 34 crianças
de cinco a doze anos, internadas há mais de 5 dias, nas pediatrias da Fundação Santa
Casa de Misericórdia do Pará e do Hospital Universitário João de Barros Barreto. Foi
utilizado a Internacionais Child Dissociative Checkist (CDC) e Children’s Dissociative
Experience Scale (CDES). Resultados: De acordo com CDC, na Fundação Santa Casa:
42% sem transtorno e 58% com sintomas do transtorno, no Hospital Universitário: 40%
sem transtorno e 60% com transtornos. De acordo com CDES, na Fundação Santa Casa:
21% sem transtorno, 27% com transtorno, 26% apresentaram falsa escala de trauma e
26% apresentaram síndrome pós traumática, no Hospital Universitário: 27% sem
transtorno, 13% com transtornos, 33% apresentaram falsa escala de trauma e 27%
apresentaram síndrome pós traumática. Conclusões: 40% das crianças apresentaram
pontuação compatível para o transtorno. Implicações para Enfermagem: É de suma
importância identificar e providenciar avaliação psicológica no atendimento à criança
hospitalizada com sintomas de transtornos.
Referências: Referências
1. American Psychiatric Association – APA. Manual diagnóstico e estatístico dos
transtornos mentais – DSM-V. Porto Alegre: Artmed, 2013.
2. PHILLIPS, K.A. Somatoform and factitious disorder (Review of Psychiatry Series,
Volume 20, Number 3; Oldham JM and Riba MB, series editors). Washington,
DC: American Psychiatric Publishing, 2001.
3. GOMES, R.A. A promoção do brincar no contexto da hospitalização infantil
como ação de saúde. Ciência Saúde Coletiva 9 (1): 147-54, 2004 |