Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1090


1090

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM-SAE NO CONTEXTO FAMILIAR: RELATO EXPERIÊNCIA

Autores:
Dulcilene de Araujo (dullcillene@yahoo.com.br) (Universidade de Pernambuco) ; Taynara Sabrina Lima de Albuquerque (Universidade de Pernambuco) ; Karoline Lupicinio de Andrade (Universidade de Pernambuco) ; Miqueline Correia de Melo (Universidade de Pernambuco)

Resumo:
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM-SAE NO CONTEXTO FAMILIAR: RELATO EXPERIÊNCIA. A SAE tem a finalidade de orientar a organização do processo de enfermagem -PE, desenvolvida por cinco etapas correlacionadas contribuindo na tomada de decisões referente aos cuidados a serem aplicados. Este trabalho propõe evidenciar dinâmica familiar para obter informações que contemple a primeira etapa do PE, compreendendo o histórico da família, orientando a SAE. Estudo de caráter descritivo e exploratório, realizado no bairro do Alto Santa Izabel, na cidade de Recife-PE. As informações foram obtidas por meio de visitas domiciliares através de entrevistas, aplicando questionário estruturado pelo Modelo Calgary de avaliação e intervenção familiar. Na análise dos dados evidenciou-se uma família com membros que apresentavam genes para anemia falciforme, com histórico de diversas patologias e com risco de adoecimento pela prática de exercícios físicos intensos sem orientação profissional. Saudável para a família é estar bem com tudo e com todos. Destaca-se a grande influência da crença no comportamento da família em relação à saúde. Mantem uma boa convivência familiar, promovida por reuniões que auxiliam na resolução de quaisquer conflitos. O ACS é o profissional de referência para encaminhamento aos serviços de saúde. O propósito foi conhecer a realidade de uma família, para elaboração do histórico familiar auxiliando no plano do autocuidado e manutenção da saúde permitindo a tomada de decisões de acordo com a realidade favorecendo o referenciamento adequado.


Referências:
SANNA, M.C. Os processos de trabalho em Enfermagem. Rev Bras Enferm, Brasília, 60 (2): 221-4, mar-abril 2007 .Wright LM, Leahey M. Enfermeiras e famílias: um guia para avaliação e intervenção na família. 3. ed. São Paulo: Roca; 2002. Conselho Federal de Enfermagem (BR). Resolução Nº 358 do Conselho Federal de Enfermagem, de 15 de outubro de 2009 (BR). 2009. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/ resoluo-cofen-3582009_4384.html.