Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1081


1081

A PERCEPÇÃO DE DISCENTES DE ENFERMAGEM SOBRE O ENSINO DA GERONTOLOGIA - Relato de Experiência

Autores:
Dayara de Nazaré Rosa de Carvalho (dayara_twain@hotmail.com) (FACULDADE PARAENSE DE ENSINO - FAPEN) ; Jaqueline Vieira Magalhães Dias (FACULDADE PAN AMAZÔNICA - FAPAN) ; Eliane Maria Pastana Sampaio (FACULDADE PARAENSE DE ENSINO - FAPEN) ; Ivete Andrade Carvalho (FACULDADE PARAENSE DE ENSINO - FAPEN) ; Elisa da Silva Feitosa (FACULDADE PAN AMAZÔNICA - FAPAN) ; Viviane Ferraz Ferreira de Aguiar (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA)

Resumo:
INTRODUÇÃO: O envelhecimento populacional é um dos principais problemas enfrentados mundialmente.A inclusão de disciplinas como "Saúde do Idoso", "Enfermagem Gerontológica" e/ou "Gerontologia" no currículo dos cursos de Enfermagem possibilita aos discentes um desenvolvimento qualificado da atenção à saúde do idoso. OBJETIVO:Descrever a importância da gerontologia na visão de discentes de enfermagem, após cursar a disciplina de "Enfermagem em Saúde do Idoso" e verificar a contribuição do referido conteúdo para a vida profissional. METODOLOGIA: Trata-se de estudo descritivo com abordagem qualitativa, do tipo Relato de Experiência, realizado com discentes do curso de Bacharelado de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior (IES) Privada no município de Belém - Pará, no período de agosto de 2015 a junho de 2016. RESULTADOS: A inclusão da gerontologia no currículo de graduação em enfermagem possibilita a construção de atitudes positivas com relação ao idoso e pode-se desassociar o idoso à imagem de exclusão e inutilidade. É preciso estimular discussões e promover interações entre discentes e idosos no sentido de modificar a visão estereotipada e os valores que muitas vezes são impostos pela sociedade. CONCLUSÕES: Com este estudo, identificou-se a visão dos discentes e a importância da gerontologia na formação acadêmica. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: Verifica-se a necessidade de formar profissionais qualificados para atender a crescente população de idosos de forma global e individualizada, considerando todos os aspectos do processo senil. Conhecer a visão dos discentes sobre a temática proposta, bem como a contribuição do estudo da gerontologia para o desenvolvimento da prática profissional contribuirá para a discussão e reflexão nos currículos das Escolas de Enfermagem, visando adequar o perfil profissional às necessidades sociais.


Referências:
1. Netto PM. Gerontologia: a velhice e o envelhecimento em visão globalizada. São Paulo (SP): Atheneu; 2009. p.3-12. 2. Paschoal SMP. Epidemiologia do envelhecimento. In: Netto PM. Gerontologia: a velhice e o envelhecimento em visão globalizada. São Paulo (SP): Atheneu; 2009. p.26-43.