Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1078


1078

ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM PRIMEIROS SOCORROS COM ÊNFASE NA ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM

Autores:
Davi Porfirio da Silva (daviporfirio14@hotmail.com) (Universidade Federal de Alagoas) ; Igor Michel Ramos dos Santos (Universidade Federal de Alagoas) ; Paula Mariana Fragoso Torres (Universidade Federal de Alagoas) ; Hallana Laisa de Lima Dantas (Universidade Federal de Alagoas) ; Nataly Mayara Cavalcante Gomes (Universidade Federal de Alagoas) ; Rossana Teotônio de Farias Moreira (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo:
Introdução: A prática educativa em saúde não é uma preocupação atual (FIORUC, MOLINA, JUNIOR e LIMA, 2008). Outrossim, o cuidado em primeiros socorros pelo enfermeiro na qualidade de educador mostra-se como uma habilidade importante na qualificação do processo de trabalho de enfermagem. Objetivo: analisar a produção cientifica acerca das práticas de educação em saúde em primeiros socorros, enfocando a enfermagem. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa, realizada nas bases de dados LILACS, BEDENF, IBECS, MedCarib e MEDILINE, disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde, por meio dos Descritores em Ciências da Saúde, em inglês, Enfermagem, Educação em Saúde e Primeiros Socorros. Foram considerados produções em língua portuguesa, espanhola e inglesa, com textos completos disponíveis e que atendessem ao objetivo do estudo. Não houve recorte temporal. Resultados: Foram encontrados 44 estudos entre os anos de 1949 e 2017 e após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, nove artigos foram selecionados, compondo a amostra final deste estudo. Os artigos selecionados foram agrupados em três vertentes, sendo a primeira vertente relacionada à produção de materiais educativos para o auxílio no ensino de primeiros socorros, pela proposição de cartilha educativa e website, a segunda pelo relato de ações educativas em primeiros socorros expondo sua efetividade para os diversos públicos e a terceira vertente relacionada à percepção de estudantes do curso de enfermagem, participantes de treinamentos em Primeiros Socorros direcionados ao público leigo, que consideraram a experiência como uma ferramenta facilitadora para a construção da sua identidade enquanto educador em saúde. Conclusão: os resultados apontam três vertentes na produção cientifica analisada, passando pela elaboração de materiais educativos, ações educativas e pela construção da identidade do estudante de enfermagem enquanto educador em saúde. Implicações para a Enfermagem: implicando diretamente para o desenvolvimento da identidade, e o desempenho, profissional do enfermeiro enquanto educador para saúde.


Referências:
Fioruc BE, Molina AC, Junior WV, Lima SAM. Educação em saúde: abordando primeiros socorros em escolas públicas no interior de São Paulo. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2008;10(3):695-702. Available from: http://www.fen.ufg.br/revista/v10/n3/v10n3a15.htm.