Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1072


1072

A AUDITORIA EM SAÚDE NA EXECUÇÃO DO II COMPONENTE DA REDE CEGONHA

Autores:
Danúzia Albuquerque Melo de Moura (danuzia.melo@hotmail.com) (Universidade Federal de Alagoas - UFAL) ; Alane Gomes da Silva Lessa (Universidade Federal de Alagoas - UFAL) ; Kamilla de Santana Jacintho (Universidade Federal de Alagoas - UFAL) ; Kariane Omena Ramos Cavalcante (Universidade Federal de Alagoas - UFAL) ; Márcia Loureni do Nascimento Santos (Centro Universitário - CESMAC) ; Marlus Dilvo Melo Souza (Universidade Federal de Alagoas - UFAL)

Resumo:
Introdução: A Rede Cegonha é uma estratégia instituída pelo Ministério da Saúde em 2011 no âmbito do SUS através da Portaria nº 1.459 (BRASIL, 2013). A Auditoria é a investigação sistemática de uma "atividade, elemento ou sistema" determinada pela legislação e normas vigentes. A partir de agosto de 2013 foram realizadas, em todo o território nacional, ações de auditoria em secretarias estaduais e/ou municipais de saúde e prestadores de serviços hospitalares ao SUS que aderiram à Rede Cegonha (MATOS, 2015). Objetivos: Analisar as determinações da Rede Cegonha e Identificar a importância da auditoria em saúde. Metodologia: Pesquisa qualitativa exploratória realizada através de leitura de artigos científicos no banco de dados do scielo e manuais do Ministério da Saúde. Resultados: Percebe-se na análise de pesquisas publicadas que os resultados das ações propostas pela Rede Cegonha ainda não alcançaram o índice almejado, o que demonstra a necessidade de engajamento das classes profissionais para promover a mudança desses indicadores. Conclusões: A Rede Cegonha é uma ferramenta singular na área da Saúde da Mulher e da Criança, e as ações de auditoria reforçam o compromisso que deve existir por cada nível assistencial para a adesão das práticas normativas. Contribuições ou Implicações para a Enfermagem: A enfermagem é o carro chefe das ações de saúde dispensadas na assistência à mulher o que configura uma atenção especial às normas e determinações estabelecidas pelo Ministério da Saúde para a execução de cada ação neste âmbito de assistência. Palavras-Chave: Serviços de Saúde Materno-Infantil; Saúde da Mulher; Comissão para Atividades Profissionais e Hospitalares.


Referências:
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Gravidez, Parto e Nascimento com Saúde, Qualidade de Vida e Bem-Estar. Área Técnica de Saúde da Mulher. Brasília, 2013. MATOS, J. C. Avaliação da Ferramenta Protocolo nº 22 - Ação Rede Cegonha do DENASUS. Brasília, Março 2015.