1066 | OS CONFLITOS VIVENCIADOS NA TRANSIÇÃO DE TÉCNICO DE ENFERMAGEM PARA ENFERMEIRO. | Autores: Danielle Costa de Souza (duzza.danny@gmail.com) (UNIGRANRIO - EEAN/UFRJ) ; Flávio do Espirito Santo (UNIGRANRIO) ; Josiel M. de Sá Martins (UNIGRANRIO) ; Thiago Augusto Silva de Amorim (UNIGRANRIO) ; Yara Ferreira Garcia Pinto (UNIGRANRIO) ; Maria da Soledade Simeão dos Santos. (EEAN-UFRJ) |
Resumo: Introdução: Os conflitos fazem parte da natureza humana. Desta forma, não se deve atribuir ao conflito, ainda que profundo e complexo, uma conotação negativa. Todavia, dependendo do modo como ele é visto pode ser uma fonte de criatividade, de mudanças e de maior produtividade. Assim, se faz relevante compreender os conflitos que os técnicos de enfermagem vivenciam no decorrer de sua formação acadêmica. Objetivo: Identificar os conflitos vivenciados pelos técnicos de enfermagem no cotidiano da sua formação acadêmica. Metodologia: Pesquisa de natureza qualitativa, tipo exploratório e descritiva, realizado na Universidade Professor José de Souza Herdy - UNIGRANRIO, com 20 discentes regulamente matriculados no curso de graduação em enfermagem que possuíam o curso técnico de enfermagem e estavam atuante no mercado de trabalho. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Aprovado pelo Comitê de ética em Pesquisa sob o nº 19888913100005283. A análise dos dados percorreu a metodologia da análise de conteúdo. Resultados: Nossos resultados apontaram as seguintes categorias temáticas: 1º Técnico de enfermagem e os conflitos vivenciados no curso de graduação em enfermagem: Fatores geradores e conflitos, que trata os conflitos vivenciados pelo acadêmico de enfermagem e suas dificuldades; 2º Aspecto da vivência profissional como técnico de enfermagem, esta categoria aborda como o curso de técnico de enfermagem contribui para o crescimento pessoal e profissional, pois possibilita a aquisição de conhecimento atrelado à teoria e aplicabilidade da prática no seu local de trabalho. Conclusões: Depreendemos que a dificuldade existente foi encarada como um elemento motivador pois, mesmo vivenciando conflitos no decorrer do curso de graduação o resultado final é compensatório pelo fato de ter conquistado o nível superior. Contribuição para Enfermagem: Entendimento dos conflitos que o técnico de enfermagem vivencia durante a sua transição para enfermeiro. Descritores: formação acadêmica, enfermagem, discentes de enfermagem.
Referências: BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução Luiz Antero Reto e Augusto Pinheiro, Lisboa: Setenta, 2010. GUERRA, Soeli Teresinha; PROChNOW, Adelina Giacomelli; TREVIZAN, Maria Auxiliadora, GUIDO, Laura de Azevedo. O conflito no exercício gerencial do enfermeiro no âmbito hospitalar. Rev. Latino-Am. Enfermagem [on line]. v. 19, p. 361-369, 2011. SPAGNOLL, Carla Aparecida Et al. Situações de conflito vivenciadas no contexto hospitalar: A visão de técnicos e auxliares de enfermagem. REv. esc. Enferm. USP [on line], v. 44, n.3, p. 803-811, 2010. |