Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1061


1061

ICTIOSE LAMELAR EM ADULTO: RELATO DE CASO

Autores:
Cyndi Myrelle da Silva Barros Romão (cyndimyrelle94@gmail.com) (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS) ; Caroline Barão de Araujo (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS) ; Mariana Barbosa da Silva (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS) ; Déborah do Nascimento Rodrigues (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS) ; Maria Jordana Rocha Gomes Alves (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS) ; Cláudio José dos Santos Júnior (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS)

Resumo:
Introdução: Ictioses são patologias congênitas ou adquiridas que tem por semelhança a cornificação anormal da epiderme. As ictioses adquiridas podem ser causadas por neoplasias, infecções, doenças autoimunes, metabólicas, ou endócrinas. Dentre os tipos de ictioses, a Ictiose Lamelar tem ocorrência de 1: 200.000 casos e apresenta-se ao nascimento1. Objetivos: Relatar um caso de Ictiose Lamelar em adulto, vislumbrando demonstrar a assistência de enfermagem para com o paciente em âmbito hospitalar. Metodologia: Trata-se de um relato de caso sobre Ictiose Lamelar em adulto, em um Hospital de Doenças Tropicais, durante o estágio curricular supervisionado. A coleta consistiu em análise de prontuário, anamnese, exame físico e realização de procedimentos. Resultados: Paciente foi admitida no hospital com relato de lesão cutânea em todo o corpo com aspecto descamativo há mais de dez anos, sendo internada diversas vezes. No ato da admissão apresentava lesões escamosas lamelares em MMII, ulcerada em tronco, poliartralgia, edema em membros inferiores, epigastralgia, supuração há meses, sendo tratada em domicílio com azeite de oliva, sendo diagnosticada posteriormente com Ictiose Lamelar. Foi elaborado um plano de cuidados de enfermagem incluindo aspectos como dor, desconforto e auto-estima prejudicada, a fim de ajudar nas suas principais necessidades. Conclusão: A assistência de enfermagem se mostrou indispensável para a aceitação da patologia e promoção do bem estar da paciente. Contribuições ou implicações para a Enfermagem: Ampliação dos conhecimentos sobre a patologia, bem como a assistência de enfermagem nesta situação específica.


Referências:
  BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapeuticas. Ictioses Hereditárias.Portaria SAS /MS n13, de 15 de Janeiro de 2010.