Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1055


1055

Avaliação do perfil sócio demográfico e de saúde dos usuários do programa academia da cidade do Recife.

Autores:
Cristiane da Silva Paulino (cristianep@interne.com.br) (FACHO) ; Cristiane do Nascimento Lourenço Barbosa (FACHO) ; Nielda Maria Oliveira Lima (FACHO) ; Roseli Santiago Alves (FACHO) ; Débora Joyce do Nascimento Camilo (FACHO) ; Vânia Maria Silva de Moraes (FACHO/HEMOPE/PM)

Resumo:
Introdução: O Programa Academia da Cidade apresenta características à requalificação ou construção de espaços físicos públicos de convivência e lazer desenvolvidas práticas corporais e atividades físicas, promoção da alimentação saudável, mobilização da comunidade em saúde, práticas artísticas e culturais, produção do cuidado e do modo de vida saudável, práticas integrativas e complementares, planejamento e gestão. Objetivo: Conhecer o perfil sócio demográfico e de saúde dos usuários do Programa Academia da Cidade do Recife. Método: Pesquisa descritiva, exploratória, abordagem quantitativa. Amostra constituída por 50 usuários. Projeto aprovado CAAE 55544416.7.0000.5194. Resultados: Integrados ao programa, frequentando o espaço há três anos participativos e assíduos. Realizam atividades físicas diariamente. Constatou-se prevalência do sobrepeso verificado índice de obesidade grau I, II e III. Observou-se 84,61% não fazem acompanhamento nutricional, enquanto 48,72% fazem uso de medicamentos. Evidenciou-se que os usuários estão bem integrados ao programa, implicados na busca pela saúde, construindo novos hábitos e reeducando-se, principalmente nas questões alimentares. Conclusão: As condições socioeconômicas e demográficas desfavoráveis contribuem para doenças crônicas não transmissíveis. Os hábitos alimentares saudáveis, prática de exercícios físicos regulares, promovem a prevenção, recuperação e reabilitação. Contribuições para enfermagem: O programa buscam uma melhor qualidade de vida e controle das morbidades. Descritores: Usuários. Promoção à saúde. Qualidade de vida.


Referências:
Referências: 1.COSTA, BVL et al. Academia da Cidade: um serviço de promoção da saúde na rede assistencial do Sistema Único de Saúde. Minas Gerais, 2013. 2. MALTA, DC. et al. Política Nacional de Promoção da Saúde, descrição da implementação do eixo atividade física e práticas corporais. Pelotas/RS, 2014. 3. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação de Saúde. Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis. Ministério da Saúde, 2011.