Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1049


1049

O uso da simulação de atendimento a múltiplas vítimas para o ensino do gerenciamento de catástrofes aos alunos do curso de graduação em enfermagem

Autores:
Cleuza Aparecida Vedovato (vedovato@unicamp.br) (Universidade Estadual de Campinas) ; Ana Paula Boaventura (Universidade Estadual de Campinas)

Resumo:
Introdução: A utilização de cenários simulados de preparação para desastres tem como objetivo avaliar o processo de remoção de pessoas nessas situações e, dessa forma, capacitar equipes que possam vir a enfrentar uma situação similar de emergência em suas vidas pessoais ou profissionais. Portanto, estes simulados são uma valiosa ferramenta de ensino e aprendizagem para alunos de graduação em enfermagem. Objetivo: Relatar a experiência da realização de um cenário simulado para o atendimento a múltiplas vítimas em um curso de graduação em enfermagem. Metodologia: A criação do cenário simulado ocorreu durante o oferecimento de uma disciplina intitulada "Enfermagem em emergências" oferecida em fevereiro de 2017 para alunos do curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública. A situação simulada foi de um incêndio no prédio da faculdade. Realizaram a construção do cenário com simulação do método START Simple Triage and Rapid Treatment utilizado para triagem primária de incidentes com múltiplas vítimas. Neste, as vítimas são divididas e identificadas com cartões em quatro prioridades de atendimento, representadas através das cores vermelha, amarela, verde e preta. Resultados: Durante o planejamento do cenário, os alunos foram estimulados a desenvolver papéis de gestão, liderança e comando nos incidentes com múltiplas vítimas, permitindo a discussão e reflexão dos atendimentos realizados no cenário simulado. Participaram 40 alunos, sendo 20 vítimas e 20 socorristas, dividiram-se em 8 vítimas classificadas como verde, 6 amarela, 4 vermelha e 2 preta. Implicações para enfermagem: A utilização de treinamentos com cenários simulados para alunos de graduação permite aquisição de conhecimentos e treinamento de habilidades para atendimento a múltiplas vítimas, uma importante área de atuação frente ao cenário mundial dos atendimentos de emergências.


Referências:
American College of Surgeons Committee on Trauma: Disaster and Mass Casualities. Resources for Optimal Care of the Injured Patient: 1997. ATLS - Advanced Trauma Life Support. American College of Surgeons, 2007.