Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1040


1040

ÉTICA E BIOÉTICA EM ENFERMAGEM: CONHECIMENTOS FUNDAMENTAIS PARA A FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS

Autores:
Claudia Ribeiro de Souza (claudiaribeiro.uepa@gmail.com) (Universidade do Estado do Pará) ; Leidiane Maria Silva Gonçalves (Universidade Federal do Oeste do Pará) ; Leilane Ribeiro de Souza (Instituto Esperança de Ensino Superior) ; Karina Miranda Monteiro (Universidade do Estado do Pará)

Resumo:
Introdução: o conhecimento da Bioética e do Código de Ética de Enfermagem são indispensáveis para formação acadêmica de futuros enfermeiros, pois regem princípios, direitos, deveres e proibições pertinentes à conduta dos profissionais da categoria. Objetivo: Identificar o nível de conhecimento de graduandos em enfermagem quanto as condutas éticas legais em situações de aborto, segredo profissional em casos de menores de idade, e prescrição de medicamentos em situações emergenciais, em uma instituição de ensino privada, no município de Santarém, Pará. Metodologia: pesquisa quantitativa, transversal, em que se aplicou um questionário estruturado, com 40 acadêmicos, em maio de 2017. Foram incluídos estudantes que já haviam sido contemplados com a disciplina Bioética. Após a aplicação dos questionários, realizou-se uma ação educativa sobre a temática, e aplicou-se novamente o questionário para verificar a apreensão do conteúdo. Resultados: Antes da palestra 30% dos participantes conheciam os direitos e proibições em caso de aborto; 51% conheciam as condutas éticas em casos de menores de idade; e 61% atuariam corretamente ante a prescrição de medicamentos em eventos emergenciais. Após a atividade educativa, o percentual de acertos foi de 95%, 97% e 98%, respectivamente, para cada um dos temas do questionário. Conclusão: Um quantitativo importante de graduandos desconhecia o que há previsto em lei sobre a temática, contudo, a ação aplicada contribuiu para elevar o nível de conhecimento dos acadêmicos, permitindo melhor formação desses futuros profissionais da saúde. Contribuições para a Enfermagem: Sugere-se frequente desenvolvimento de ações educativas para o público abordado, tratando principalmente sobre os direitos do profissional em situação de aborto de bebês anencefálicos, aborto em caso de estupro, e em situação de menor com capacidade de discernimento sobre seu quadro clínico, pois foram os pontos mais refletidos e discutidos na ação educativa.


Referências:
FAÇANHA, T.R.S.; MALUF, F. A presença do ensino da bioética na Enfermagem. Revista Pró-UniverSUS, v.08, n. 1, p.17-25, Jan./Jun. 2017.