Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1038


1038

Mielomeningocele, sua cronicidade e a relação com a Bexiga Neurogênica

Autores:
Claudia Laidete Luz da Silva (claudialaidete@hotmail.com) (Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)) ; Regina Elisa Schmitz (Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)) ; Gabriela Oliveira da Silva (Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC))

Resumo:
Introdução: Mielomeningocele é uma das principais formas de espinha bífida, apresentando na região lombar inferior ou sacral, uma protrusão externa saculiforme contendo meninges, liquido cefalorraquidiano e nervos². Ela está associada a déficit neurológico, ortopédicos e alterações nos controles de micção e defecação, causando a bexiga neurogênica³. Objetivo: Relacionar as alterações causadas pela Mielomeningocele no trato urinário, que podem desencadear a Bexiga Neurogênica. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, realizado através de uma revisão da literatura e consulta em bases científicas online. Discussão: Aproximadamente 90%das crianças com defeito do tubo neuralapresentam alterações no trato urinário³. Acredita-seque a deficiência de ácido fólico seja o mais importante fator para o desenvolvimento deste defeito.Seu diagnóstico pode ser realizado no período pré-natal através de exames ultrassonográficos. O fechamento precoce desta lesão pode proporcionar uma maior chance para um bom funcionamento do trato urinário inferior. Como cuidados terapêuticos destacam-se o Cateterismo Intermitente Limpo, medicações anticolinérgicas e antibiótico profilaxicas e procedimentos cirúrgicos que visam a qualidade de vida da criança³. Conclusão: Fica evidente a importância de um pré-natal eficaz na identificação de alterações, além da necessidade de se proporcionar uma sistematização do atendimento, proporcionando longevidade com qualidade de vida a esses indivíduos.


Referências:
¹ BRONZERI, Fernanda G; et al; Mielomeningocele e nutrição: proposta de protocolo de atendimento .Disponível em< http://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/mielomeningocele_nutricao_proposta_protocolo_atendimento.pdf> Acesso em 4 Nov. 2015 ² HOCKENBERRY, Marilyn J.; WILSON, David. Wong: fundamentos de enfermagem pediátrica: adaptado à realidade brasileira. 8. ed. Rio de Janeiro: Mosby, 2011. 1.280 p. ³SPERS, Valéria Rueda Elias; GARBELLINI, Daniela; PENACHIM, Eliane de Assis Souza (Org.). Mielomeningocele: o dia a dia, a visão dos especialistas e o que devemos esperar do futuro. Piracicaba: Unigráfica, 2011. 237 p.