Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1026


1026

LIMITES E AVANÇOS DA PRÁTICA DO ENFERMEIRO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores:
Charles Maurício Barros dos Santos (mauriciocharlles@gmail.com) (Centro Universitário Tiradentes - UNIT) ; Chrisllayne Carla Cavalcante Nascimento (Centro Universitário Tiradentes - UNIT) ; Francyele Alves da Paixão Nobre (Centro Universitário Tiradentes - UNIT) ; Luana Patrícia Barros Collaço (Centro Universitário Tiradentes - UNIT) ; Monteiro Pires Bastos Júnior (Centro Universitário Tiradentes - UNIT) ; Keysse Suelén Fidelis de Mesquita. (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo:
INTRODUÇÃO: A atuação do enfermeiro na atenção básica sugere, pois, a aproximação da formação acadêmica com as mudanças na prática da saúde pública brasileira, permitindo que esse profissional desenvolva uma visão ampla das questões de saúde, discuta seus determinantes e condicionantes, elenque prioridades e planeje ações em equipe¹. OBJETIVO: Identificar limites e avanços na prática do enfermeiro na ESF. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão integrativa. A busca pelos artigos científicos foi realizada nas bases de dados MEDLINE, LILACS e BDENF. RESULTADOS: A enfermagem tem alcançado uma diversidade muito grande proposta pela saúde coletiva². Como limitações para os avanços na autonomia do enfermeiro e na política de atenção básica do SUS apontam-se a fragilidade política dos seus discursos; a pouca apropriação sobre a historicidade da profissão. Diante disso, o enfermeiro desempenha um papel estratégico na formação do sistema de cuidados, colocando em prática sua autonomia para avaliar necessidades assistenciais do usuário, decidindo sobre tipo o cuidado³. CONCLUSÃO: O enfermeiro encontra um importante espaço de atuação na ESF e pode fortalecê-lo para a consolidação do SUS, se melhor compreender o contexto sócio histórico e a ambiguidade das relações de poder na prática social da profissão, aperfeiçoando-a crítica, coletiva e criativamente. Descritores: Enfermeiro; Política de Saúde Publica; Estratégias de Saúde Familiar.


Referências:
Referências: 1. BÔAS, L.M.F.M.V.; ARAÚJO, M.B.S.; TIMÓTEO, R.P.S. A prática gerencial do enfermeiro no PSF na perspectiva da sua ação pedagógica educativa: uma breve reflexão. Ciênc. saúde coletiva. 2008; 13(4):1355-60. 2. CARDOSO, G.B; SILVA, A.L.A. O processo de trabalho na enfermagem: articulação das tecnologias do cuidado. Rev enferm UERJ. 2010; 18:451-5. 3. BACKES, D.S. et al. O papel do enfermeiro no contexto hospitalar: a visão de profissionais de saúde. Cienc Cuid Saude. 2008;7(3):319-26.