Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1021


1021

Principais Diagnósticos detectados em consulta de enfermagem ginecológica empregando a CIPE®

Autores:
Cássia Barbosa Reis (cassia@uems.br) (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) ; Sandra de Souza Rodrigues (Secretaria Municipal de Saúde de Dourados) ; Fernadna dos Santos Tobin (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) ; Fabiana Perez Rodrigues Bergamaschi (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) ; Karine Macedo de Oliveira (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) ; Welington Alves da Silva (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul)

Resumo:
INTRODUÇÃO: De acordo com a Resolução COFEN 358/2009 o Processo de Enfermagem deve ser realizado de modo deliberado e sistemático em qualquer ambiente de saúde, sejam estes públicos ou privados em que ocorra a prática profissional de Enfermagem. Trata-se de um instrumento metodológico que orienta o cuidado e a documentação do exercício profissional. A Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem CIPE® é uma ferramenta para o raciocínio clínico que utiliza um sistema de linguagem padronizada e representa o domínio da prática de enfermagem, proporcionando a coleta, armazenamento e análise de dados, auxiliando no raciocínio clínico. Para contemplar essa legislação houve uma mobilização de instituições de ensino e serviços de saúde do município de Dourados - MS para implantação do Colegiado da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) que ocorreu em 2015, com o intuito de efetivar o processo de enfermagem nas práticas dos profissionais envolvidos. OBJETIVO: Relatar os diagnósticos detectados durante consultas de enfermagem ginecológica ocorridas em uma Estratégia de Saúde da Família utilizando a CIPE®. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo exploratório, com base na CIPE® para identificação dos diagnósticos mais comumente encontrados na consulta de enfermagem ginecológica. RESULTADOS: Os diagnósticos de enfermagem mais frequentes foram: Mastalgia; Secreção em mama D e/ou E; Potencial para risco de processo patológico em mama D e/ou E; Prurido em região vaginal; Candidíase vaginal; Condição urinária prejudicada; Descarga vaginal e Lesão no útero. CONCLUSÃO: A realização da assistência de enfermagem utilizando uma linguagem padronizada confere visibilidade ao trabalho do enfermeiro propiciando o cuidado qualificado e a possibilidade de desenvolvimento de cooperação na assistência multidisciplinar.


Referências:
GARCIA, T.R. Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem - CIPE®: aplicação à realidade brasileira. Porto Alegre: Artmed, 2015.