Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1019


1019

A ARTE DE TORNAR-SE HUMANO: UTILIDADE PARA PRÁTICA DE ENFERMAGEM EM CUIDADOS PALIATIVOS

Autores:
Caroline Evelin Nascimento Kluczynik Vieira (carolinekluczynik@gmail.com) (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Gleyce Any Freire de Lima (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Dândara Nayara Azevedo Dantas (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Laísi Catharina da Silva Barbalho Braz (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Déborah Raquel Carvalho de Oliveira (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Bertha Cruz Enders (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo:
INTRODUÇÃO: A ciência de Enfermagem focaliza o ser humano em suas diversas fases, na prática assistencial a enfermagem pauta-se na essência do relacionamento com o ser cuidado para uma experiência de vida melhor. O pensamento de Human becoming de Parse é indispensável à equipe de Cuidados Paliativos por contribuir no cuidado à pessoa para uma morte digna. OBJETIVO: Refletir acerca da Human becoming, conhecida como Teoria de Tornar-se Humano e sua utilidade para o cuidado do enfermeiro a pessoa em cuidados paliativos. METODOLOGIA: Estudo teórico-reflexivo, a partir dos fundamentos filosóficos de Parse que trata de elementos do paradigma da totalidade, por perceber o ser humano como unitário. Como questão tem-se: Qual a concepção do significado de tornar-se humano utilizado pela filósofa no cuidado do enfermeiro a pessoa em cuidados paliativos? RESULTADOS: A Teoria de Tornar-se Humano detém pressupostos da fenomenologia e do existencialismo que corroboram para uma prática reflexiva. O enfermeiro ao refletir suas ações de promoção, recuperação e no processo de finitude deve considerar as potencialidades do ser humano e compreender que somente ele pode promover uma mudança de prática para melhorar a experiência da relação paliativa do cuidar. CONCLUSÕES: Essa teoria é importante na formação profissional por contemplar o ser humano holisticamente e possibilitar a pessoa em cuidados paliativos planejar e modificar sua qualidade de vida até seu momento final. IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Permite o avanço do conhecimento da enfermagem, por contemplar a utilidade de uma grande teoria para a prática profissional. Salientam-se estudos subsequentes para avaliar a utilidade dessa teoria para o ensino e a pesquisa da enfermagem. Descritores: Cuidados Paliativos, Teoria de Enfermagem, Qualidade de vida.


Referências:
Referências: HICKMAN, J. S. Rosemarie Rizzo Parse. In: GEORGE, J. B. Teorias de enfermagem: os fundamentos para a prática profissional. Porto Alegre: Artes Médicas; 2000.