Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1018


1018

O ENFERMEIRO ENQUANTO EDUCADOR: MANEJO DE OSTOMIAS

Autores:
Caroline Bittelbrunn (carolbittelbrun@hotmail.com) (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Franciele de Lorenzi (Prefeitura Municipal de Brusque)

Resumo:
Introdução: A capacitação dos profissionais para o manejo de ostomias é imprescindível para a qualidade da atenção prestada, sendo mencionada na Portaria SAS/MS nº 400/09 que estabelece as Diretrizes Nacionais para a Atenção à Saúde das Pessoas Ostomizadas (1). Objetivos: Discorrer acerca de uma oficina sobre ostomias que teve o propósito de qualificar profissionais do setor público sobre os tipos de ostomias, implicações, materiais dispensados e cuidados necessários; bem como instruí-los sobre o manejo adequado por meio de atividades práticas. Metodologia: Relato de experiência sobre uma oficina realizada em novembro de 2016, direcionada para profissionais de enfermagem de nível técnico de um município localizado no Vale Europeu do Estado de Santa Catarina. A oficina ocorreu através de abordagem expositiva e prática, com carga horária total de 04 horas. Foi ministrada por uma acadêmica do décimo período do Curso de Enfermagem e uma enfermeira do setor de Ostomizados, utilizando-se de recurso audiovisual e materiais assistenciais e de treinamento. A avaliação da oficina deu-se por meio de questionário descritivo. Resultados: Estiveram presentes 23 técnicos de enfermagem advindos de 18 Unidades Básicas de Saúde, do Centro de Atenção Psicossocial e do Centro de Serviços em Saúde do município. Os mesmos se mostraram participativos, interagindo e correlacionando o conteúdo teórico com a prática e suas vivências. Ao final, foram entregues os questionários de avaliação, respondidos por 15 técnicos. Conclusões: A oficina permitiu a atualização sobre cuidados e manejo de ostomias no âmbito teórico e prático. As respostas ao questionário foram positivas e demonstraram o interesse e necessidade dos profissionais em oficinas futuras. Contribuições para a Enfermagem: Visando a garantia de prestação de cuidados adequados aos usuários ostomizados, destaca-se o papel do enfermeiro como educador frente à equipe de enfermagem. Descritores: Capacitação profissional. Cuidados de Enfermagem. Estomia.


Referências:
1 Ministério da Saúde (Brasil). Secretaria de Atenção à Saúde. Portaria nº 400, de 16 de novembro de 2009. Diário Oficial da União, 18 nov. 2009.