1014 | O estágio em docência para a formação do mestrando em Enfermagem: desafios e contribuições | Autores: Carla Islowa da Costa Pereira (carlaislowa@hotmail.com) (Universidade Federal de Alagoas) ; Isadora Pereira Farias (Universidade Federal de Alagoas) ; Thayse Gomes de Almeida (Universidade Federal de Alagoas) ; Eveline Lucena Vasconcelos (Universidade Federal de Alagoas) ; Keysse Suélen Fidélis de Mesquita (Universidade Federal de Alagoas) |
Resumo: Introdução: A prática docente é uma atividade complexa que exige a utilização de estratégias que valorizem o pensamento crítico reflexivo, a criatividade e uma maior participação dos discentes.1 O estágio em docência do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (PPGENF/UFAL) é uma atividade complementar obrigatória com o objetivo de preparar o mestrando para a docência e contribuir para a qualificação do ensino de graduação.2 Objetivos: Descrever a experiência de mestrandas do PPGENF/UFAL nas atividades do estágio em docência na disciplina Intervenções e Gerenciamento de Enfermagem no Processo Saúde Doença da Pessoa Adulta e Idosa (SAI). Metodologia: Relato de experiência que utilizou como fontes o cronograma da disciplina, os planos de aula, o relatório final do estágio e fotos das aulas. Resultados: Tal experiência iniciou com o desafio da elaboração do plano de estágio pelas mestrandas e, posteriormente, sua aprovação pelo colegiado do PPGENF/UFAL. Algumas atividades realizadas que contribuíram para o desenvolvimento das habilidades em docência das mestrandas destacaram-se: atualização bibliográfica dos conteúdos da disciplina; elaboração das estratégias de ensino-aprendizagem; participação e acompanhamento das aulas teóricas e práticas; correção de provas e participação na reunião de avaliação final da disciplina com docentes e discentes da graduação. Conclusões: O estágio em docência caracterizou-se como uma experiência exitosa, de fundamental importância para a aquisição de conhecimentos e habilidades necessárias para a prática docente. Contribuições ou implicações para a Enfermagem: o estágio em docência é uma experiência de ensino e aprendizagem que promove a articulação da graduação e pós graduação e permite melhor desempenho na prática docente. Descritores: Enfermagem; Educação de Pós Graduação em Enfermagem; Prática do Docente de Enfermagem.
Referências: 1. Rodrigues MTP, Sobrinho JACM. Obstáculos no cotidiano da prática pedagógica do enfermeiro professor. Rev Bras Enferm. 2008 Aug [cited 2017 July 20]; 61(4): 435-40. 2. Escola de Enfermagem e Farmácia. Regulamento do estágio em docência. 2012. |