1001 | Avaliar e ser avaliado: desafio docente. | Autores: Camila Foresti Lemos (camilaforest@yahoo.com.br) (ESCS- DF) |
Resumo: Introdução: As reformulações no ensino de enfermagem tornam-se necessárias devido a importância da atuação do discente na futura prática profissional que espera enfermeiros éticos no seu atuar. Objetivo: Identificar estudos que contribuem para sugerir qual caminho as instituicoes de ensino superior percorrerrem para contradizer a avaliação de um docente de forma democratica e ética. Metodologia: Revisão integrativa de literatura com pesquisa realizada no Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde. As palavras chaves utilizadas no estudo foram: educacao em enfermagem e ensino,estudantes de enfermagem, competencia profissional, docentes de enfermagem, educacao baseada em competencias, educacao continuada em enfermagem, conhecimento atitudes e pratica em saude, comunicacao, avaliacao em enfermagem, modelos educacionais. Resultados: Foram incluídos os artigos publicados em portugues que respondiam a questão norteadora. Foram excluídos os que não se apresentavam texto completo. Dos 1500 estudos encontrados, somente 10 foram selecionados por responderem ao objetivo desta revisão. A partir dos resultados encontrados, surgiram duas categorias temáticas relacionadas: desafios enfrentados no desenvolvimento do ensino em enfermagem e necessidade de sistematizacao do processo de avaliacao bem como do caminho a ser percorrido quando ha questionamentos tanto do discente quanto da instituicao. Conclusão: Fortalecer o conhecimento dos docentes acerca dos instrumentos avaliadores de ensino, e incentivar a pesquisa sobre o planejamento e sistematização na prática da avaliação tanto docente e discente, são necessários. Referências: Dellaroza,Mara Solange Gomes;Vannuchi,Marli Terezinha Oliveira;Maziero, Vanessa Gomes;Haddad, Maria do Carmo Lourenço;Tada, Cristiane Nakaya.O ensino de gerência em enfermagem na graduação: uma revisão integrativa.Semina cienc. biol. saude; 36(1,supl): 149-158,ago. 2015.Souza,Jamili Rasoul Salem de;Akerman,Marco.Centro de apoio ao docente e discente: avaliação por docentes e discentes universitários.ABCS health sci; 40(3)set.-dez. 2015. Limeira,Polyana de Castro;Ruiz-Moreno, Lídia;Seiffert, Otília Maria Lúcia Barbosa.O que a literatura científica e os projetos político-pedagógicos revelam sobre a qualidade da educação superior em enfermagem?ABCS health sci; 40(3)set.-dez. 2015.
Referências: Referencias:Dellaroza,Mara Solange Gomes;Vannuchi,Marli Terezinha Oliveira;Maziero, Vanessa Gomes;Haddad, Maria do Carmo Lourenço;Tada, Cristiane Nakaya.O ensino de gerência em enfermagem na graduação: uma revisão integrativa.Semina cienc. biol. saude; 36(1,supl): 149-158,ago. 2015.Souza,Jamili Rasoul Salem de;Akerman,Marco.Centro de apoio ao docente e discente: avaliação por docentes e discentes universitários.ABCS health sci; 40(3)set.-dez. 2015. Limeira,Polyana de Castro;Ruiz-Moreno, Lídia;Seiffert, Otília Maria Lúcia Barbosa.O que a literatura científica e os projetos político-pedagógicos revelam sobre a qualidade da educação superior em enfermagem?ABCS health sci; 40(3)set.-dez. 2015. |