Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1000


1000

EXERCÍCIO DA LIDERANÇA NA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Camila Dourado Reis (camila.drvirgens@gmail.com) (Universidade Federal da Bahia) ; Vanêska Brito Ferreira (Universidade Federal da Bahia) ; Gilberto Tadeu Reis da Silva (Universidade Federal da Bahia) ; Simone Coelho Amestoy (Universidade Federal da Bahia)

Resumo:
Introdução: o Enfermeiro exerce papel de liderança nas relações profissionais, não somente na gestão e coordenação, como também nas suas atribuições da assistência; dessa forma a liderança emerge como uma competência a ser construída desde a formação acadêmica acompanhando sua profissão. Objetivo: relatar o exercício da liderança durante trajetória hospitalar em Enfermagem. Metodologia: trata-se de um relato de experiência da vivência profissional em um hospital privado da cidade de Salvador voltado ao exercício da liderança entre os anos de 2002 e 2013 Resultados: mediante o ingresso no programa enfermeiro trainee, entre 2002 e 2003, foi possível vivenciar um projeto voltado à formação profissional, tendo no seu escopo aulas teórico-práticas, com carga horária total de 1823 horas/aula; fomento à pesquisa e estímulo à docência, ministrando aulas em cursos de capacitação para técnicos de enfermagem. Durante a trajetória profissional na instituição foi oportunizado participação em grupos de estudos; comissões de qualidade; realização de educação permanente; discussão de casos clínicos, sempre com o enfermeiro liderando ou participando de tais ações. Nas atribuições enquanto líder da Unidade de Terapia Intensiva em 2013, foi possível trabalhar com foco na educação permanente, reforçando a cultura de segurança do paciente com o papel motivacional diante da equipe, além das atribuições gerenciais. Conclusões: o exercício da liderança no ambiente hospitalar demonstrou ser essencial à prática profissional, melhoria da relação interpessoal, bem como da qualidade da assistência. Ao passo que instituição privada sem ligação com Instituições de Ensino, investe no profissional, favorecendo o aumento do grau de satisfação dos funcionários. Contribuições para a Enfermagem: favorece o gerenciamento do cuidado, resolução de conflitos e qualidade na assistência à saúde. Descritores: "Enfermagem; "Serviços de Saúde"; "Liderança"


Referências:
Referência: Amestoy SC, Trindade LL, Waterkemper R, Heidman ITS, Boehs AE, Backes VMS. Liderança dialógica nas instituições hospitalares. Rev. bras. enferm. 2010.63(5):844-847