Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 999


999

FOMENTO À LIDERANÇA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE ENFERMAGEM: RELATO DOCENTE

Autores:
Camila Dourado Reis (camila.drvirgens@gmail.com) (Universidade Federal da Bahia) ; Vaneska Brito Ferreira (Universidade Federal da Bahia) ; Gilberto Tadeu Reis da Silva (Universidade Federal da Bahia) ; Simone Coelho Amestoy (Universidade Federal da Bahia) ; Cristiane Costa Reis da Silva (Universidade Federal da Bahia)

Resumo:
Introdução: a formação acadêmica do enfermeiro engloba uma estrutura de ensino com abordagem generalista, na qual se espera um preparo para atenção integral ao indivíduo. No contexto profissional da Enfermagem, o ensino da liderança emerge como um desafio, sendo essencial reflexões acerca dessa temática (AMESTOY et.al., 2013). Objetivo: descrever ações docentes no fomento à liderança na formação acadêmica de enfermagem. Metodologia: trata-se de um relato de experiência docente sobre ações relacionadas ao ensino, contemplando o exercício da liderança a estudantes universitários do curso de Enfermagem, da cidade de Salvador, no período de 2016 à 2017. Resultados: os discentes vivenciam frequentemente situações relacionadas ao ensino da liderança, iniciando o desenvolvimento de competências necessárias às suas futuras experiências profissionais. Podemos citar atuação em programas de monitoria acadêmica, onde exercem papel no apoio ao desempenho dos demais acadêmicos, sendo destacados como referência perante aos pares; a vivência estudantil em lideranças de classe, ligas acadêmicas e diretórios, exercitando canais de comunicação por meio da representação coletiva; como também dentro de sala de aula, em rodas de conversas discute-se a liderança, tendo o docente como mediador na construção processual e despertando a autonomia do discente. Conclusões: as ações dos docentes reforçam a importância do ensino transversal da liderança e da participação dos discentes em espaços pedagógicos que promovam o desenvolvimento desta competência. Contribuições para a Enfermagem: ao passo que se desperta o olhar crítico e reflexivo na academia, relacionados à prática profissional. O exercício da liderança poderá contribuir com a qualificação da assistência, autonomia nos processos decisórios e na gestão de pessoas e do cuidado.


Referências:
Amestoy SC, Backes VMS, Thofehrn MB, Martini JG, Meirelles BHS, Trindade LL. Percepção dos enfermeiros sobre seu processo de ensino aprendizagem da liderança. Texto Contexto Enferm. 2013;22(2):468-75.