Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 996


996

O DESAFIO DA ENFERMAGEM SOBRE A ADMINISTRAÇÃO INTRAMUSCULAR NA REGIÃO VENTROGLÚTEA

Autores:
Bruna Maria dos Santos (bruna.mariah@outlook.com) (Faculdade Cesmac do Sertão) ; Cleanny Sales Lima (Faculdade Cesmac do Sertão) ; Jéssica Sanielle da Silva Pereira (Faculdade Cesmac do Sertão) ; Rafaela Lira Mendes Costa (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo:
INTRODUÇÃO: A administração de medicamentos por via intramuscular é considerada uma técnica básica, porém, está longe de ser inócua. Estudos afirmam que a região ventroglútea está livre de vasos sanguíneos e nervos importantes, contém menor espessura de tecido subcutâneo se comparada às outras regiões de aplicação e possui uma menor quantidade de inervações e vasos sanguíneos, diminuindo uma série de complicações. Mesmo assim, ainda é a última área de escolha dos profissionais. OBJETIVO: Compreender o desafio da enfermagem sobre a administração intramuscular na região ventroglútea. METODOLOGIA: Estudo de revisão bibliográfica, realizado entre abril e junho de 2017, que utilizou artigos científicos publicados em 2014 e 2015, na base de dados do SCIELO. RESULTADOS: Comprovou-se a dificuldade da enfermagem perante as administrações intramusculares na região Ventroglútea, devido a falta de capacitações e treinamentos para esta técnica, contribuindo para a falta de con?ança em realizar o procedimento. CONCLUSÃO: Sendo assim, considera-se relevante a inclusão de treinamentos e capacitações para a equipe de enfermagem, assegurando menor risco e mais conforto ao paciente. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: Cabe a enfermagem conhecer as implicações da via escolhida, a fim de evitar reações adversas e proporcionar melhor qualidade ao seu atendimento. Palavras- chave: Ventroglútea, aplicação, medicamentos.


Referências:
GIMENES, Fernanda Raphael Escobar, MACHADO, Juliana Pereira, ATILA, Elisabeth Gulden. Avaliação do conhecimento de profissionais de enfermagem sobre a injeção ventroglútea. Ciências y enfermeria XX (2): 29-40, 2014. FREITAG, Vera Lucia, DALMOLIN, Indiara Sartori, BADKE, Marcio Rossato, PETRONI, Sidnei. Injeções intramusculares ventroglútea: O conhecimento da técnica pelos profissionais de enfermagem. Rev enferm UFPE, 9 (supl. 2):799-805, 2015.