Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 995


995

Cuidados da Equipe de Enfermagem ao Recém-Nascido em Uso de Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas

Autores:
Bruna Luizy dos Santos Guedes (bruna.guedes89@gmail.com) (Universidade Federal de Alagoas) ; Marcella Martins Barbosa Ferreira (Universidade Federal de Alagoas) ; Anne Laura Costa Ferreira (Universidade Federal de Alagoas) ; Mércia Lisieux Vaz da Costa Mascarenhas (Universidade Federal de Alagoas) ; Ingrid Martins Leite Lúcio (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo:
Introdução: Mesmo com avanços científicos, o uso da Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas (CPAP) ainda causa iatrogenias. Assim a equipe de enfermagem precisa monitorizar o recém-nascido (RN) prematuro com muito baixo peso em uso de CPAP, principalmente nas primeiras 72 horas, devido ao maior risco de lesão nasal. Objetivo: Descrever os cuidados da equipe de enfermagem ao recém-nascido em uso de CPAP nasal com pronga. Metodologia: Estudo descritivo, qualitativo, realizado com 30 profissionais da equipe de enfermagem de um hospital escola de Maceió/Alagoas, de agosto de 2016 a janeiro de 2017, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com protocolo 1.685.464. Resultados: Foram citados como cuidados: uso do protetor nasal; prongas nasais no tamanho adequado ao peso; fixação correta do sistema; uso de gorros ou toucas; posicionamento adequado das traqueias e do RN no leito. Foi citada a dificuldade na manutenção de registros atualizados dos cuidados prestados nos prontuários. Conclusões: O conhecimento dos cuidados de enfermagem com o RN em CPAP, revela a importância do trabalho dessa equipe frente a pacientes que demandam uma atenção especializada. Contribuições para a enfermagem: Com a realização da pesquisa foi possível conhecer dificuldades enfrentadas pelos profissionais para a implantação do processo de enfermagem de forma completa e sistematizada.


Referências:
SILVA DM et al. Uso de pressão positiva contínua das vias aéreas em recém-nascidos: conhecimento da equipe de enfermagem. Rev. Rene, 2010, 11, Número Especial : 195-203. SOUSA NFC et al. Prevalência de lesão do septo nasal em prematuros no uso de prongas nasais. Rev Esc Enferm USP, 2013, 47(6) : 1285-1290. PEREIRA JA; ESCOBAR EMA. Cuidados de Enfermagem ao Recém-Nascido Prematuro com Síndrome do Desconforto Respiratório: Revisão Integrativa. Rev. Saúde em Foco, Teresina, 2016, 3(2) : 17-36.