Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 991


991

ASSOCIAÇÃO ENTRE IDADE MATERNA AVANÇADA E PREMATURIDADE

Autores:
Bruna Lima da Silveira (bruna_lds@hotmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Ana Cecília Silvestre da Silva (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Clarissa Moreira Nunes Nery (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Jamile Vieira dos Santos (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas)

Resumo:
A incidência de gestação em mulheres acima de 35 anos tem aumentado na população mundial, fato que traz preocupação, por estar associado a eventos obstétricos adversos(1,2). Objetivo: Analisar a associação entre idade materna avançada e prematuridade. Metodologia: pesquisa de campo, epidemiológica, quantitativa, descritiva e retrospectiva. Utilizou prontuários de parturientes acima de 35 anos que deram entrada em uma maternidade pública de alto risco, no período de janeiro a dezembro do ano de 2012. Teve caráter censitário, constituída por 94 prontuários. Os dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado e analisados no Excel 2010. As variáveis estudadas foram relacionadas ao histórico obstétrico materno e característica do parto e nascimento. Já os dados coletados sobre as variáveis idades materna e gestacional foram analisados no programa Biostat 5.3 para obter a correlação das duas variáveis através do coeficiente de Spearman. Resultados: Constatou-se nessa população que não houve uma associação clara e precisa entre a idade materna avançada e prematuridade. A taxa de prematuros foi de 44,68% e partos cesáreos 71,28%; doença hipertensiva específica da gestação 68,06 % e baixo peso ao nascer 36,17%. Conclusão: A idade materna avançada apresentou incidência elevada de prematuridade, fato importante para priorização de políticas públicas para o atendimento dessas mulheres e seus recém-nascidos. Descritores: Idade Materna; Prematuridade; Pré-natal.


Referências:
1. ALMEIDA, A.C.; JESUS A.C.P.; LIMA, P.F.T.; ARAÚJO, M.F.M.; ARAÚJO, T.M. Fatores de risco maternos para prematuridade em uma maternidade pública de Imperatriz- MA. Rev Gaúcha Enferm., Porto Alegre (RS) 2012 jun;33(2):86-94. 2. GRAVENA, A.A.F.; SASS, A.; MARCON, S.S.; PELLOSO, S.M. Resultados perinatais nos extremos da vida reprodutiva e fatores associados ao baixo peso ao nascer. Rev Gaúcha Enferm., Porto Alegre (RS) 2011 jun;32(2):352-8.