Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 988


988

GINCANA EDUCATIVA: ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE IMUNIZAÇÃO PARA ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM

Autores:
Bruna Hinnah Borges Martins de Freitas (bruna_hinnah@hotmail.com) (FACULDADE DE ENFERMAGEM. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO)

Resumo:
INTRODUÇÃO: Atualmente, na formação em saúde, utilizam-se estratégias pedagógicas que rompam a forma pragmática de ensino, estimulando a participação ativa dos discentes no processo dinâmico de construção do conhecimento¹. OBJETIVO: Relatar a experiência na elaboração e aplicação de uma gincana educativa como estratégia pedagógica no ensino de imunização para acadêmicos de Enfermagem. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência de uma docente da disciplina Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente de uma universidade pública de Mato Grosso. RESULTADOS: Primeiramente, foi realizado o roteiro da oficina constituída por cinco momentos: 1) dramatização de quatro cenas (o início do trabalho diário na sala de vacinação; o acolhimento com o uso do brinquedo terapêutico à criança; administração de imunobiologicos e; o encerramento do trabalho diário na sala de vacinação); 2) elaboração e apresentação de uma paródia; 3) jogo de tabuleiro sobre vacinas; 4) palavra cruzada e; 5) jogo do verdadeiro ou falso sobre imunização. Previamente a gincana, os alunos foram orientados sobre a atividade e a necessidade de estudo do conteúdo para um melhor êxito na gincana. Para a sua aplicação, a sala foi dividida em quatro grupos. A cada momento foi atribuído uma pontuação, variando de zero a 15, de forma que o grupo vencedor em cada um deles somava pontos. CONCLUSÃO: Conclui-se que, por meio dessa estratégia, houve maior envolvimento dos alunos com o conteúdo e participação na aula em comparação com as aulas expositivas ofertadas nos semestres anteriores. Contudo, nota-se resistência de uma parcela de alunos em relação a metodologias ativas de ensino, por requererem maior comprometimento do educando com o seu aprendizado. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A utilização de metodologias ativas de ensino permite a formação de sujeitos críticos e reflexivos para atuarem futuramente enquanto enfermeiros¹.


Referências:
1. Costa RRO, Medeiros SM, Martins JCA, Menezes RMP, Araújo MS. O uso da simulação no contexto da educação e formação em saúde e enfermagem: uma reflexão acadêmica. Espaç saúde. 2015;16(1):59-65.