Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 983


983

PARTICIPAÇÃO DISCENTE NAS ATIVIDADES EXTRACURRICULARES COMO DIFERENCIAL NA FORMAÇÃO ACADÊMICA.

Autores:
Brendo Cardoso dos Santos (brendocd1@gmail.com) (Universidade Salvador (UNIFACS).) ; Natália Cardoso dos Santos Vieira (Universidade Salvador (UNIFACS).) ; Priscila Cerqueira Cordeiro (Universidade Salvador (UNIFACS).) ; Solanje Aragão dos Santos (Universidade Salvador (UNIFACS).) ; Malena Sebastiana Barreto Feitoza (Universidade Salvador (UNIFACS).) ; Letícia Cardoso Braz (Universidade Salvador (UNIFACS).)

Resumo:
INTRODUÇÃO: A participação discente em atividades extracurriculares como: projetos de pesquisa e extensão, ligas acadêmicas, estágios, monitorias constitui processo fundamental para aperfeiçoar competências e atributos necessários para qualificação profissional. OBJETIVO: Relatar a experiência discente em atividades extracurriculares como diferencial para formação acadêmica. METODOLOGIA: Relato de experiência descritivo de discentes do 5º ao 6º semestre em atividades extracurriculares entre abril de 2016 a junho de 2017 em uma universidade privada da cidade de Salvador. RESULTADOS: Na universidade, o discente dispõe de diferentes propostas pedagógicas, como: a monitoria acadêmica, onde desenvolve habilidades técnicas, através do ensino e repetição de procedimentos, possibilitando a integração do conhecimento teórico-prático; Os projetos de extensão e estágios permitem a aproximação ao paciente e a prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula; As ligas permitem o desenvolvimento de novas habilidades, por meio de discussões, organizações de eventos e fomento a produção científica; Os projetos de pesquisa capacitam o discente a reconhecer problemas e criar métodos para enfrentá-los, a coletar, analisar dados e apresentar resultados e conclusões. Todas essas atividades possibilitam ao estudante identificar suas aptidões, e assim, aprimorar as competências fundamentais para o desenvolvimento do profissional que precisa atender as demandas do mercado competitivo para ser empregado. CONCLUSÕES: O envolvimento nestas atividades extracurriculares fomenta nos discentes a busca pela qualificação, além de permitir, através da prática, exercer a teoria e aplicar os conhecimentos adquiridos durante e após a formação. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A participação em programas desenvolvidos na universidade possibilita aprimoramento de habilidades importantes para formação de profissionais capacitados e qualificados. Descritores: "Aprendizagem", "Pesquisa em Enfermagem", "Educação Continuada em Enfermagem".


Referências:
REFERÊNCIAS: PERES, Cristiane Martins; ANDRADE, Antonio dos Santos; GARCIA, Sérgio Britto. Atividades extracurriculares: multiplicidade e diferenciação necessárias ao currículo. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v. 31, n. 3, p. 203-211, Dec. 2007 .