982 | ATUAÇÃO DISCENTE NA SEMANA DE ENFERMAGEM COMO MULTIPLICADOR DO CONHECIMENTO PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA. | Autores: Brendo Cardoso dos Santos (brendocd1@gmail.com) (Universidade Salvador (UNIFACS).) ; Natália Cardoso dos Santos Vieira (Universidade Salvador (UNIFACS).) ; Priscila Cerqueira Cordeiro (Universidade Salvador (UNIFACS).) ; Verônica Costa dos Santos Santana (Universidade Salvador (UNIFACS).) ; Malena Sebastiana Barreto Feitoza (Universidade Salvador (UNIFACS).) ; Cristiane Costa Reis da Silva (Universidade Salvador (UNIFACS).) |
Resumo: INTRODUÇÃO: A semana de enfermagem é um evento que ocorre para integrar a comunidade acadêmica aos projetos desenvolvidos na instituição e em temas relevantes para formação discente, através de palestras, oficinas e mostras científicas. OBJETIVOS: Descrever a atuação discente como multiplicadora do conhecimento durante a Semana de Enfermagem. METODOLOGIA: Relato de experiência descritivo de discentes de enfermagem do 3º ao 5º semestre sobre a semana de enfermagem, ocorrida nos dias 10 a 12 de maio de 2017, em uma universidade privada da cidade de Salvador. RESULTADOS: Verificou-se na abordagem utilizada no evento que o discente é fundamental para propagação do conhecimento adquirido na universidade. Os alunos participantes de projetos de extensão comunitária expuseram o trabalho desenvolvido, incentivando a comunidade acadêmica engajar-se em atividades comunitárias. Foram realizadas também, palestras sobre os programas de aprimoramento, como a monitoria acadêmica voluntária, evidenciando a importância da monitoria na formação discente, enquanto monitor ou usuário do programa, ampliando sua percepção e fomentando o interesse pela docência. Além disso, oficinas temáticas com apresentação de resumos confeccionados por alunos trouxeram ao evento o incentivo a pesquisa e a importância desta para consolidação de novos conhecimentos. CONCLUSÕES: O aluno engajado em atividades extracurriculares, conclui sua vivência universitária com conhecimento técnico científico e estimulado a continuar sua formação. Nesse contexto, o evento consolida suas concepções e possibilita a disseminação do conhecimento para outros acadêmicos. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A troca de experiências entre os graduandos é válida como fonte de obtenção do conhecimento, aprendizagem mútua e inspiração para a busca de novas vivências e diferencial acadêmico.
Referências: REFERÊNCIAS: RIZZOTTO, Maria Lúcia Frizon. Resgate histórico das primeiras Semanas de Enfermagem no Brasil e a conjuntura nacional. Rev. bras. enferm., Brasília , v. 59, n.spe, p.423-427, 2006. |