977 | ALTERNATIVAS TERAPÊUTICAS: SUBSÍDIOS PARA O CUIDADO À CRIANÇA HOSPITALIZADA | Autores: Bianca Almeida Santos (biialmeiida@hotmail.com) (Universidade Tiradentes) ; Anne Larissa Passos Lima (Universidade Tiradentes) ; Clécia Leite Santos (Universidade Tiradentes) ; Luana dos Santos (Universidade Tiradentes) ; Michelle Ribeiro Santos (Universidade Tiradentes) ; Fernanda Costa Martins Gallotti (Universidade Tiradentes) |
Resumo: Introdução: A criança é um ser dependente em constante processo de crescimento e desenvolvimento. Quando inserida no processo de hospitalização fica evidente impacto como mudança de comportamento relacionado aos estressores, como mudança de rotina e procedimentos dolorosos. Neste contexto, a equipe enfermagem precisa utilizar estratégias que reduzam o impacto da hospitalização, buscando introduzir a assistência de enfermagem de maneira menos traumática possível, utilizando meios que influenciem na recuperação da criança. Objetivos: Descrever alternativas terapêuticas, com objetivo de minimizar os sentimentos negativos vivenciados pelas crianças durante a internação. Metodologia: Revisão integrativa realizada na Biblioteca virtual de saúde, no período de 2011-2016, por meio de artigos científicos, considerando idioma português e inglês. Resultados: A inclusão de atividades terapêuticas a exemplo da musicoterapia e brinquedo terapêutico no processo de hospitalização ajuda a criança a compreender seu real estado de saúde e colabora para que o ambiente hospitalar se torne menos agressivo e hostil. Os autores apontam que é crescente a utilização dessas estratégias por parte dos profissionais de saúde e cada vez mais evidente os benefícios para criança e família, reduzindo-lhes os traumas provocados pela hospitalização. Conclusão: Com base nos artigos conclui-se que o desenvolvimento das praticas de saúde através das alternativas terapêuticas, além de resultar em uma maior confiança dessa criança junto ao profissional, como também, resulta na melhoria da saúde delas, reduzindo a ansiedade, o estresse, o medo e, principalmente, o tempo de internação. Contribuições para enfermagem: As contribuições remetem uma reflexão profissional quanto ao desenvolvimento da assistência humanizada em unidades de pediatria, assim como fortalece o desenvolvimento da pesquisa na área em questão.
Referências: CAMPOS, R.B., SILVA-SOBRINO, R.A. O Lúdico e a Educação em Saúde no Cotidiano da Pediatria de um Hospital Público. RevistaPleiade, 8(16),37-41;(2016). |