Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 975


975

Cuidados de enfermagem ao paciente com gastrostomia: Uma revisão integrativa

Autores:
Beatriz Costa da Silva (bia.costa.20@hotmail.com) (Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe) ; Mariana Teles de Oliveira (Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe) ; Ana Cristina Freire Abud (Profª Doutora do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe)

Resumo:
Introdução: A gastrostomia é um procedimento cirúrgico no qual um tubo flexível é introduzido no estômago através de uma abertura na parede abdominal, a fim de fornecer alimentação por um longo tempo. No entanto, este, pode gerar diversas complicações. Nessa direção, o enfermeiro possui atuação de destaque por estar amplamente envolvido com o desenvolvimento do autocuidado do paciente. Objetivo:Identificar o conhecimento disponível na literatura sobre os cuidados de enfermagem aos pacientes com gastrostomia. Metodologia:Revisão integrativa com busca nas bases de dados: LILACS, PUBMED E BDENF, nos últimos anos, utilizando os descritores: gastrostomia, cuidados de enfermagem e autocuidado, nos idiomas português, inglês e espanhol. Esse cruzamento resultou em 25 estudos depois da leitura dos títulos e resumos. Após filtragem por texto completo e exclusão por repetição, restaram dois artigos que englobavam o objetivo do estudo. Resultados:Os artigos foram classificados por nível de evidência e categorizados em duas temáticas: complicações relacionadas com o manuseio da gastrostomia e a necessidade de capacitação dos profissionais da saúde com relação ao uso da gastrostomia. Conclusão:Mesmo frente a todas as principais complicações relacionadas ao cuidado errôneo do tubo de gastrostomia e à necessidade da especialização dos profissionais envolvidos, não foram encontrados estudos que revelem quais cuidados de enfermagem devem ser destinados aos pacientes em uso de gastrostomia. Contribuições para enfermagem:É evidente a imprescindibilidade de maior investimento em estudos e capacitações que envolvam os cuidados de enfermagem relacionados ao tubo de gastrostomia, visto que o enfermeiro é responsável pelo cuidado e manutenção deste dispositivo.


Referências:
O´Rear JM, Prahlow JA. "CE: Early Percutaneous Endoscopic Gastrostomy Tube Dislodgment." AJN The American JournalofNursing. 2015;115(6):26-31. Naves LK, Tronchin DMR, Melleiro MM. Incidência de extubação nos gupos pediátrico e adulto em um programa de assistência domiciliar. Rev Min Enferm. 2014 Jan/Mar; 18(1): 61-7.