Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 973


973

Vivência de um casal após o diagnóstico de câncer de mama

Autores:
Básia Menezes Hagen (basiamenezes@gmail.com) (UFAL) ; Amuzza Aylla Pereira dos Santos (UFAL) ; Maira de Melo Freire (UFAL) ; Thayse Luana Farias Costa Ramos (UFAL) ; Isabella Cristina de Oliveira Valentim (UFAL) ; Marianny Medeiros de Moraes (UFAL)

Resumo:
TÍTULO: Vivência de um casal após o diagnóstico de câncer de mama. INTRODUÇÃO: O impacto do diagnóstico de neoplasia maligna tende a despertar sentimentos de medo e preocupação quanto ao prognóstico, a possibilidade ou não de recuperação, o tipo e a agressividade do tratamento, ao futuro e aos aspectos da vida que poderão ser afetados. A mulher que o vivencia passa por um período de questionamentos e reflexão. A preocupação com a imagem corporal surge e preocupações a respeito dos reacionamentos, de como será vista pelo parceiro, como ficará sua sexualidade e sua vida sexual. OBJETIVO: Relatar a importância do parceiro após o diagnóstico de câncer. METODOLOGIA: Estudo descritivo, tipo qualitativo, com um casal cuja a mulher foi diagnosticada com câncer de mama no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA). RESULTADOS: Durante entrevista para tese de TCC, um caso se destacou. Ao ser abordada sobre as repercussões do diagnóstico, uma mulher, acompanhada do marido, se emocionou ao relatar a importância da parceria deste para o enfrentamento da doença. CONCLUSÕES: A experiência permitiu perceber que ter um companheiro pode ser um fator de ajuda no enfrentamento do câncer. CONTRIBUIÇÕES OU IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A enfermagem tem o papel de analisar o contexto da mulher que passa por esta situação e buscar trazer o companheiro para ser participante do cuidado. Instruir o companheiro sobre sua importância para auxiliar a mulher nesse momento, para que ele entenda a importância de seu apoio, e ofertar conhecimento suficiente para que ele saiba como ajudar. Descritores: Neoplasias da mama, Enfermagem.


Referências:
REFERÊNCIAS: BRASIL. Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica: Controle dos Cânceres de colo do útero e da mama. Brasília-DF, 2013. VIEIRA, Elisabeth Meloni et al. Vivência da sexualidade após o câncer de mama: estudo qualitativo com mulheres em reabilitação. Rev. Latino-Am. Enfermagem, 22(3):408-14, maio-jun 2014.