970 | O Ensino da Atenção Básica em Saúde do SUS em uma Disciplina Integrada | Autores: Bárbara Caroline Ferreira dos Santos (barbaracfdsantos@gmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Hillary de Andrade Pereira (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; John Victor dos Santos Silva (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Daniela Albuquerque de Almeida (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Mirelle dos Santos (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Emilene Andrada Donato (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) |
Resumo: Introdução: A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde (BRASIL, 2006). Objetivos: Relatar a experiência de acadêmicos de saúde no aprendizado da Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS) através de uma disciplina integrada. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Saúde e Sociedade I é uma disciplina integrada e obrigatória, ofertada para alunos do 1º ano dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional de uma instituição de ensino superior de Alagoas. As turmas são formadas com 25% de alunos de cada curso. Os conteúdos são: criação, organização e políticas da Atenção Básica em Saúde do SUS. As aulas são ministradas por docentes de diversas formações em Saúde. Resultados: As turmas tornam-se multidisciplinares, contribuindo para a construção do conhecimento sobre as políticas públicas, além da troca de experiências entre os alunos e os professores com atividades e visitas para reconhecer a realidade local. Conclusões: Disciplinas integradas favorecem a construção de um pensamento socialmente coletivo entre as profissões. Contribuições para a Enfermagem: A formação multidisciplinar prepara o acadêmico de enfermagem para o trabalho interdisciplinar nos serviços de saúde. Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde, Sistema Único de Saúde, Educação Superior.
Referências: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política nacional de atenção básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção à Saúde. - Brasília : Ministério da Saúde, 2006. SIMÃO, Eunice et al; Atenção básica no Brasil (1980-2006): alguns destaques. Northeast Network Nursing Journal, v. 8, n. 2, 2016. |