Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 968


968

GESTÃO DE ENFERMAGEM EM UM NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Autores:
Aryanne Lira dos Santos Chaves (aryannesantos74@gmail.com) (Universidade Federal do Amazonas - UFAM) ; Alexandre Tadashi Inomata Bruce (Universidade Federal do Amazonas - UFAM) ; Gabriella Martins Soares (Universidade Federal do Amazonas - UFAM) ; Naiara Ramos de Albuquerque (Universidade Federal do Amazonas - UFAM) ; Eliana Brasil Alves (Hospital Universitário Getúlio Vargas - HUGV/UFAM) ; Luciana Silveira da Silva (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares)

Resumo:
Introdução: Segurança do Paciente envolve ações promovidas pelas instituições de saúde para reduzir danos desnecessários associados ao cuidado de saúde¹. Assim, foi criada a RDC 36 da ANVISA - 2013, possuindo como princípios a melhoria contínua dos processos de cuidado e o foco na segurança do paciente pela implantação do Núcleo de Segurança do Paciente². Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem durante as práticas da disciplina Gestão em Enfermagem, acerca do papel da enfermagem no gerenciamento no Núcleo de Segurança do Paciente. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo tipo relato de experiência dos acadêmicos da Universidade Federal do Amazonas. Os acadêmicos conheceram protocolos implantados no hospital, fichas de notificação de casos e realizaram investigação de notificações. Como contribuição gerencial realizaram diagnóstico situacional e utilizaram a ferramenta 5W3H para elaborar um plano de ação. Resultados: Como ganho de conhecimento sobre gestão em enfermagem a vivência junto ao enfermeiro gestor foi primordial para a formação acadêmica. Realizar o diagnóstico situacional demonstra a importância da disciplina na preparação dos futuros profissionais. Conclusão: Para que a segurança do paciente se torne uma realidade são necessárias ações de diferentes naturezas e a importância da inserção deste tema na formação do enfermeiro para que possa contribuir com a qualidade da assistência. Implicações para enfermagem: O envolvimento do enfermeiro na gestão na Segurança do Paciente é basilar à implantação de estratégias seguras para o paciente, profissionais e para instituição atuando como articulador das diversas unidades do hospital que gerenciam riscos e promovem ações de qualidade dos serviços.


Referências:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa. Resolução - RDC nº 36, 2013. Institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e dá outras providências. Diário Oficial União. 2013; Seção 1:77.