Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 962


962

O primeiro contato com pacientes psiquiátricos: relato de experiência

Autores:
Annela Isabell Santos da Silva (annelaisabell2@gmail.com) (Universidade do Estado do Pará) ; Igor Almeida de Freitas (Universidade do Estado do Pará) ; Lucivania dos Santos Almeida (Universidade do Estado do Pará) ; Mário Antônio Moraes Vieira (Universidade do Estado do Pará)

Resumo:
Introdução: Os serviços de saúde mental utilizados como campo de prática assumem uma inquestionável relevância na formação do enfermeiro, uma vez que, permitem aos discentes ratificar, contrapor e complementar os fundamentos teóricos estudados1. Objetivo: relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem no primeiro contato com pacientes psiquiátricos. Metodologia: relato de experiência por acadêmicos de enfermagem realizado durante as aulas práticas do componente curricular Saúde Mental durante o período de 08 a 22 de setembro de 2016 em uma clínica psiquiátrica em um hospital de referência na cidade de Belém/PA. Resultados: o primeiro contato dos acadêmicos com pacientes psiquiátricos possibilitou uma nova visão do que concerne à saúde mental. A desconstrução da imagem negativa do doente mental teve início com a realização da escuta qualificada e comunicação terapêutica, que por meio de uma conversa objetiva e estruturada com base na história de vida e sintomatologia do sofrimento psíquico, permitiu a aproximação e sensibilização dos estudantes e a compressão de que este paciente é um sujeito capaz de circular pelos diversos espaços sociais, em um processo contínuo de laços afetivos. Durante o período das aulas práticas os estudantes participaram de oficinas terapêuticas e aplicaram a Sistematização da Assistência de Enfermagem. Conclusão: a inserção do acadêmico de enfermagem nos serviços de atendimento ao paciente psiquiátrico oportuniza o desenvolvimento de habilidades técnico-relacionais e a formação profissional com base nos princípios de integralidade e humanização. Implicações para a Enfermagem: compartilhar esta vivência acadêmica na assistência ao doente mental é importante no sentido de oferecer conhecimentos para ampliar a oferta de cuidados qualificados e desmistificar conceito errôneos que tangem a saúde mental.


Referências:
Soares AN, Silveira BV, Reinaldo AMS. Serviços de saúde mental e sua relação com a formação do enfermeiro. Rev. Rene. Fortaleza, 2010; 11(3): 47-56.