Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 960


960

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA ICTERÍCIA NEONATAL

Autores:
Anne Larissa Passos Lima (lalaplima@gmail.com) (Universidade Tiradentes) ; Bianca Almeida Santos (Universidade Tiradentes) ; Clécia Leite Santos (Universidade Tiradentes) ; Luana dos Santos (Universidade Tiradentes) ; Michelle Ribeiro Santos (Universidade Tiradentes) ; Fernanda Costa Martins Gallotti (Universidade Tiradentes)

Resumo:
Introdução: Icterícia é definida como uma descoloração amarelada da pele e de outros órgãos, sendo vista como uma das características da hiperbilirrubinemia, na qual se refere a um acúmulo excessivo de bilirrubina no sangue. A icterícia é frequente no período neonatal, onde ocorre nos primeiros dias após nascimento e apresenta graus variáveis, assim o enfermeiro deve estar atento para quaisquer sinais que venham indicar evolução para uma icterícia neonatal. Objetivos: Destacar a importância do profissional de enfermagem frente ao atendimento do Recém-nascido com Icterícia. Metodologia: Revisão integrativa realizada na Biblioteca virtual de saúde, no período de 2010-2016, por meio de artigos científicos disponibilizados na integra, considerando o idioma português, inglês e espanhol, sendo utilizados os descritores: Enfermagem, Icterícia Neonatal; Recém-Nascido. Resultados: Partindo das analises dos artigos enfatiza-se as ações de enfermagem diante do diagnostico de icterícia neonatal e tratamento, com destaque para os cuidados: Correto posicionamento das lâmpadas e equipamentos; exposição da criança partindo da utilização apenas de fralda; utilização do protetor ocular; mudança frequente de decúbito para que desimpregnação uniforme; Retirada do RN da fototerapia, 15 minutos antes do banho, para que seu corpo não sinta a diferença de temperatura. Conclusão: Com a presente revisão da literatura foi possível concluir que a atuação do profissional enfermeiro é indispensável durante a evolução do quadro clinico de um neonato com icterícia, onde a precisão o conhecimento é essencial para sucesso e redução dos riscos, sendo fundamental a orientação para os familiares. Contribuições: As contribuições propõem uma reflexão profissional quanto à importância da do enfermeiro frente à assistência ao RN com icterícia, fortalecendo o desenvolvimento da pesquisa na área em questão.


Referências:
Ferreira, J.P. Pediatria: Diagnósticos e Tratamento. Artmed Editora, 2009;da Fototerapia, Eficácia. "Tratamento da icterícia neonatal." J.Pediatr(Rio J)77.Supl1 (2001):s71-s80;