949 | PERFIL CLÍNICO DE INDÍVIDUOS ASSISTIDOS PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO | Autores: Andreia Santos Mendes (mendes.msa@gmail.com) (Hospital Universitário Professor Edgard Santos) ; Rosana Santos Mota (Hospital Universitário Professor Edgard Santos) ; Valdenir Almeida da Silva (Hospital Universitário Professor Edgard Santos) ; Juliana Cana Brazil Costa (Hospital Universitário Professor Edgard Santos) ; Luciana Lima de Souza (Hospital Universitário Professor Edgard Santos) ; Marcelle de Jesus Oliveira (Hospital Universitário Professor Edgard Santos) |
Resumo: Introdução: A educação permanente em saúde é considerada como instrumento de gestão do cuidado de enfermagem ao indivíduo hospitalizado, sendo possível melhorar a qualidade do cuidado por meio da implementação de ações que busquem a compreensão da complexidade que envolve as inter-relações humanas, o espaço de trabalho e o próprio processo saúde-doença. Para ações de educação permanente eficazes é imprescindível conhecer o perfil dos pacientes sob os cuidados da equipe de enfermagem. Esta ação fornece ferramentas para elaboração e aplicação de estratégias fundamentais para uma prática profissional de excelência. Objetivos: Caracterizar o perfil clínico de indivíduos assistidos pela equipe de enfermagem nas unidades de clinicas médicas, cirúrgicas e de tratamento intensivo (UTI); identificar o perfil do diagnóstico de enfermagem em indivíduos hospitalizados nas unidades de clinicas médicas, cirúrgicas e UTI. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa retrospectiva, do tipo descritiva de abordagem quantitativa. O estudo será realizado em um hospital de ensino, pertencente ao Sistema Único de Saúde (SUS), localizado em Salvador, Bahia, Brasil, entre os meses de junho de 2017 e dezembro de 2018. Os dados serão extraídos dos prontuários dos pacientes. O processo de coleta será guiado por instrumentos específicos para as unidades de clinicas médicas, cirúrgicas e UTI. Os dados serão analisados por meio do programa STATA versão 12. Será solicitada autorização institucional para a realização do estudo e o protocolo será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa. Contribuições do Estudo: Esse perfil dará subsídios para uma atuação profissional qualificada, bem como para implementação de cuidados específicos a partir dos diagnósticos de enfermagem identificados.
Referências: GRAÇAS, E.M; SANTOS, G.F. Metodologia do cuidar em enfermagem na abordagem fenomenológica. Escola de enfermagem da USP; v.43, n.1, p. 200-207, 2009. SILVA, L.A.A. et al. Avaliação da Educação Permanente no Processo de Trabalho em Saúde. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v.14, n.3, p. 765-781, set./dez. 2016. Disponível em: www.periodicos.capes.gov.br. Acesso em: 06/01/2017. SOUZA, M.L; SARTOR, V.V.B; PADILHA, M.I.C.S; PRADO, M.L. O cuidado em enfermagem - uma aproximação teórica. Texto Contexto Enferm; v. 14, n.2, p.266-70, 2005. STROSCHEIN K.A; ZOCCHE D.A.A. Educação permanente nos serviços de saúde: um estudo sobre as experiências realizadas no Brasil. Trab Educ Saúde, Rio de Janeiro, v. 9, n.3, p.505-819, 2011. |