947 | TRANSLAÇÃO DO CONHECIMENTO: IMPLEMENTANDO O PROCESSO DE ENFERMAGEM EM PEDIATRIA - RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Andre Luiz Gomes de Oliveira (alaniteroi@gmail.com) (HOSPITAL FEDERAL DOS SERVIDORES DO ESTADO/MS) ; Zenith Rosa Silvino (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/UFF) |
Resumo: INTRODUÇÃO: A implementação do Processo de enfermagem (PE) é um grande desafio nos serviços de saúde e para tal, é imperioso a utilização de experiências já aplicadas em outras instituições de saúde. OBJETIVOS - geral: implantar o Processo de Enfermagem em 02 unidades pediátricas através da translação de conhecimento. Específicos: 1 - elaborar instrumento estruturado com as 5 etapas do PE; 2 - Capacitar a equipe de enfermagem através de oficinas para aplicar o PE; 3 - implementar o PE. METODOLOGIA: estudo de campo, aplicado, com utilização da translação do conhecimento. Cenário: um hospital público do RJ. Na translação do conhecimento foi utilizado o resultado de dissertação de mestrado sobre diagnósticos e intervenções de enfermagem em pediatria. A implantação do processo foi desenvolvido em 2 etapas com 2 meses de intervalo. Na primeira, foram registrados 3 etapas: histórico, diagnósticos e intervenções; na segunda foram as 5 etapas. RESULTADOS: em ambas as unidades assistenciais 100% dos pacientes receberam cuidados de enfermagem baseado no PE. CONCLUSÕES: a translação do conhecimento é uma metodologia extremamente importante para que se aplique em outros cenários experiências exitosas nos serviços de saúde. CONTRIBUIÇÕES/IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: espera-se contribuir com a instituição a ampliar a aplicação do PE em outras unidades de saúde.
Referências: 1. Oliveira, ALG. Diagnósticos e intervenções de enfermagem em pediatria. Dissertação de mestrado. UFF. 2015. Disponível em: http://www.repositorio.uff.br/jspui/bitstream/1/1721/1/Andr%C3%A9%20Luiz%20Gomes%20de%20Oliveira.pdf. 2. Oelke ND, Lima MADS, Acosta AM. Translação do conhecimento: traduzindo pesquisa para uso na prática e na formulação de políticas. Rev Gaúcha Enferm. 2015 set;36(3):113-7.Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/55036/35070. 3. North American Nursing Diagnosis Association. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificações 2012-2014. Porto Alegre: Artmed, 2012 |