945 | ANÁLISE TEMÁTICA INDUTIVA: CONTRIBUIÇÃO METODOLÓGICA PARA PESQUISAR A TOMADA DE DECISÃO NA REDE BÁSICA DE SAÚDE | Autores: Andre Luiz de Souza Braga (andre.braga@globo.com) (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Marilda Andrade (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Elaine Antunes Cortez (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Maritza Consuelo Ortiz Sanchez (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Deise Ferreira de Souza (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Suely Lopes de Azevedo (Universidade Federal Fluminense) |
Resumo: Conceitualmente, a Análise Temática Indutiva (ATI) é um processo de codificação dos dados, sem a tentativa de encaixar em uma codificação pré-existente ou então preconceitos críticos do pesquisador, que visa à busca de temas, que podem estar latentes ou explícitos. O tema representa um nível de resposta padrão que capta o significado dentro do conjunto como um todo de dados, em relação à pergunta de pesquisa, que depende da capacidade analítica do pesquisador. Ainda descreve a indução como um procedimento que consiste de fatos singulares que remonta a uma proposição genérica, tendo sua aplicabilidade às proposições particulares semelhantes, representa um nível de resposta ou significado padronizado dentro do corpus, independente de sua frequência, mas dependente da perspectiva teórica do pesquisador para interpreta-la. Objetivo: tecer algumas considerações sobre o uso da ATI e sua aplicabilidade em uma pesquisa de enfermagem. Metodologia: Para atender ao objetivo, exemplificou as etapas da ATI desenvolvidas em uma categoria temática de uma pesquisa realizada, intitulada: os aspectos da atuação do enfermeiro de atenção básica de saúde que oportunizem à tomada de decisões; tendo a reflexão-na-ação proposta por Schön, como norte. Resultados: Como síntese da construção descrita para a discussão desta categoria, concluiu-se que os enfermeiros participantes deste estudo estabeleceram em seus aspectos/práticas do cotidiano, uma relação entre o objeto e a finalidade do seu processo de trabalho, com tentativas de direcionarem suas ações ao atendimento das necessidades da equipe por ele gerenciada. Entretanto, algumas decisões, advindas das informações, parecem ser tomadas sem que haja reflexões, vindo de encontro com a qualidade dos resultados esperados, quando executadas desta forma. Considerações: como técnica de pesquisa, a ATI oportunizou a apreensão dos sentidos solicitados, o que permitiu investigar objeto sob vários prismas. Contribuições: Agregar às pesquisas, uma metodologia versátil, que instigue a criatividade e capacidade do pesquisador.
Referências: - Braun & Clarke. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2):77-101. 2006. - Clarke & Braun. Teaching thematic analysis: Overcoming challenges and developing strategies for effective learning. The Psychologist, 26 (2): 120-123. 2013. - Marquis & Huston. Administração e Liderança em Enfermagem. (6ª ed.). Porto Alegre: Artmed. 2015. - Schön D.A. Educando o profissional reflexivo, um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed. 2000. |