Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 944


944

Paciente submetida à Intervenção Cirúrgica e a implementação da Assistência de Enfermagem: Relato de Caso

Autores:
Anderson Alves da Silva Bezerra (andersonalves19971@hotmail.com) (Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco) ; Sidiane Barros da Silva (Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco) ; Silvia Maria de Luna Alves (Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco) ; Gislainy Thaís de Lima Lemos (Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco) ; Talita Rafaela da Cunha Nascimento (Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco) ; Isabella Joyce Silva de Almeida (Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo:
Introdução: A apendicite é a causa mais comum de dor abdominal aguda que necessita de intervenção cirúrgica e atinge qualquer faixa etária. Caracterizada pela inflamação do apêndice vermiforme, está associada a dor periumbilical ou em quadrante inferior direito, podendo distender-se por todo o abdômen, seguida ou não por febre, náuseas e vômitos. Objetivo: Este estudo objetiva descrever a patologia encontrada e sua evolução, bem como, apresentar a assistência prestada por enfermeiros a uma paciente com apendicite aguda melhorando a assistência de futuros portadores. Metodologia: Trata-se de um relato de caso baseado na vivência pessoal de uma paciente em março de 2017, num hospital de emergência em Recife/PE. Relato: A coleta de dados se deu através de relato pessoal e consulta ao prontuário do paciente. Paciente do sexo feminino, 19 anos, solteira, estudante, residente em Vitória de Santo Antão-PE. Levada a uma emergência ginecológica com diagnóstico de um teratoma em ovário direito e fortes dores abdominais. Durante procedimento cirúrgico para remoção de órgão com o tumor, foi identificado o quadro de apendicite aguda e ausência do antigo diagnóstico. Na recuperação pós-operatória, precisou retornar ao tratamento clínico acompanhado, devido à formação de abcesso pélvico diagnosticado por sinais clínicos e confirmado por tomografia computadorizada. Assistência de Enfermagem: A assistência prestada pelos enfermeiros da rede hospitalar foi de extrema importância para recuperação do quadro clínico. As principais intervenções aplicadas promoveram rápida cicatrização, a educação em saúde através do estímulo à deambulação e a avaliação de sinais e sintomas através de exame físico, seguida pela administração de toda a prescrição médica, culminaram na melhoria da paciente e alta hospitalar. Conclusão: A vivência deste caso proporcionou ampla visão da importância que o enfermeiro exerce na elaboração de um plano de cuidados específicos para as necessidades do paciente garantindo a eficácia do cuidado.


Referências:
. Matos, B. et al.; Apendicite Pélvica: relato de Caso. Rev Med Minas Gerais 2011; 21(2 Supl 4): S1-S113. . MONTANDON JUNIOR, Marcelo Eustáquio et al . Apendicite aguda: achados na tomografia computadorizada - ensaio iconográfico. Radiol Bras, São Paulo , v. 40, n. 3, p. 193-199, June 2007 . Available from . access on 16 July 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-39842007000300012. . TORRES, C. Magarinos; SAMPAIO, José M.; ADLER, Hilde. Teratoma do ovario com estruturas semelhando cristalino. Mem. Inst. Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro , v. 35, n. 1, p. 181-192, 1940 . Available from . access on 16 July 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0074-02761940000100006.