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Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 943


943

Anatomia aplicada à enfermagem embasada na prática assistencial

Autores:
Anderson Alves da Silva Bezerra (andersonalves19971@hotmail.com) (Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco) ; Sidiane Barros da Silva (Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco) ; Silvia Maria de Luna Alves (Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco) ; Gislainy Thaís de Lima Lemos (Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco) ; Talita Rafaela da Cunha Nascimento (Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco) ; Phelipe Gomes de Barros (Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo:
Introdução: A anatomia humana é encontrada no inicio da grade curricular dos cursos de enfermagem, onde muitos estudantes referem dificuldades no aprendizado por fatores diversos, entretanto a disciplina tem se mostrado, durante anos, como o pilar para as boas práticas da profissão dos cursos de saúde. A anatomia descreve os diferentes sistemas que compõem o corpo humano, seus atributos e suas peculiaridades, se tornando indispensável para uma atuação integral. Objetivo: Este trabalho demonstra a importância da anatomia para uma atuação prática e a educação dos futuros enfermeiros. Metodologia: O presente estudo tem natureza de revisão bibliográfica, com trabalhos encontrados nos bancos de dados: ScieLo e PubMed, onde destes foram coletados buscados pelas palavras-chave: educação em enfermagem, pesquisa em enfermagem, anatomia e enfermagem. Dados retirados de revistas indexadas compuseram o presente estudo. Resultados e Contribuições para a Enfermagem: O conhecimento anatômico ofertado pela disciplina guia os profissionais de enfermagem ao êxito em suas realizações, sejam os procedimentos propriamente ditos, palpação de vasos, de linfonodos, ausculta de sons de natureza fisiológica ou patológica, as avaliações dos exames físicos, em si, a formação do pensamento crítico do enfermeiro, inclusive também, na aproximação do futuro enfermeiro ou até mesmo do futuro educador com a humanização, pois ao estudar se utilizando do cadáver, existe da parte do estudante, uma reflexão maior sobre a morte e suas implicações sobre alguém e sobre aqueles que o cercam, isso confere êxito na construção de estratégias de assistência para o bem estar dos usuários do serviço de saúde. Conclusão: Portanto, é de extrema necessidade a percepção dos estudantes quanto à necessidade de aprender, não em decorar, a forma, o tamanho e a disposição das estruturas para uma avaliação mais sucinta e objetiva sem erros ou apreensões da parte do profissional de enfermagem.


Referências:
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