940 | Planejamento Estratégico do enfermeiro na percepção dos academicos de enfermagem | Autores: Ana Paula Miyazawa (anapaulamiyazawa@hotmail.com) (CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES) ; Jerzui Mendes Torres Tomaz (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Carlos Henrique Falcão Tavares (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) |
Resumo: INTRODUÇÃO: O planejamento em saúde pode ser definido como um conjunto de procedimentos que visam imprimir uma orientação mais racional à ação (LAZZAROTTO, 2001), através da análise informações sobre os problemas de saúde da população e a previsão e provisão de recursos, constituindo um processo contínuo de direcionamento das ações desempenhadas pelos serviços de saúde. OBJETIVO: Descrever a percepção dos acadêmicos de enfermagem sobre o planejamento estratégico desenvolvido pelo enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família - ESF. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa que teve como cenário uma instituição privada de ensino superior localizada no município de Maceió. Foram entrevistados 18 acadêmicos do Curso de Enfermagem que se encontravam em estágio curricular obrigatório em Unidades de Saúde da Família. RESULTADOS: Os relatos revelam que para os acadêmicos de enfermagem, o planejamento desenvolvido pelos enfermeiros é concebido essencialmente como um instrumento utilizado no gerenciamento da unidade, não havendo referência ou associação da dimensão política micro ou macro social. Os autores relatam ainda que na prática profissional o planejamento é quase sempre utilizado na organização de recursos materiais e humanos, na execução de programas, no estabelecimento de normas e rotinas e na sistematização da assistência de enfermagem. CONCLUSÃO: Ainda que reconheçam a importância do diagnóstico situacional para o planejamento estratégico, não se identifica no relato dos sujeitos, nenhuma referência às etapas que sucedem a fase de levantamento de dados, como o estabelecimento dos objetivos, identificação dos recursos necessários ou mesmo a necessidade de se conhecer o serviço de referência e contra referência, estabelecido para o sistema de saúde local.
Referências: BENITO, G. A. V. et al . Desenvolvimento de competências gerais durante o estágio supervisionado. Rev. bras. enferm., Brasília , v. 65, n. 1, p. 172-178, Feb. 2012 |