Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 936


936

PRÁTICA SIMULADA COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZADO NAS ATIVIDADES DA MONITORIA ACADÊMICA DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA EM ENFERMAGEM

Autores:
Ana Lívia Araújo Girão (liviaag_@hotmail.com) (Universidade Estadual do Ceará) ; Diane Sousa Sales (Universidade Estadual do Ceará) ; Rodrigo Jácob Moreira de Freitas (Universidade Estadual do Ceará) ; Sherida Karanini Paz de Oliveira (Universidade Estadual do Ceará) ; Rhanna Emanuela Fontenele Lima de Carvalho (Universidade Estadual do Ceará)

Resumo:
Introdução: A monitoria é um serviço de apoio pedagógico oferecido aos alunos interessados em aprofundar estudos e solucionar dificuldades em relação aos conteúdos abordados em aula. (Haag et al, 2007). Nesse contexto a simulação de procedimentos práticos dentro das atividades de monitoria proporcionam experiências cognitivas e psicomotoras, contribuindo para a transferência de conhecimento teóricos para a prática clínica. Objetivo: Comparar as notas de discentes do curso de enfermagem que participaram de práticas simuladas durante as atividades de monitoria. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal realizado junto a uma turma da disciplina de Semiologia, Semiotécnica e Processo de Cuidar do curso de Enfermagem da UECE (27 discentes) no semestre letivo 2016.2 (março a junho 2017). Uma base de dados foi desenvolvida no software SPSS® para análise descritiva e realização do teste de correlação de Pearson. O estudo obteve parecer favorável nº1.507.307. Resultados: Constatou-se que dez alunos compareceram à prática simulada de semiologia e oito à de semiotécnica. As notas variaram entre 1,75 e 9,65 com média de 7,33. Os alunos que compareceram às duas práticas simuladas nas atividades de monitoria obtiveram notas melhores que os que vieram a apenas uma, e do que os que não compareceram a nenhuma simulação. Conclusões: Conclui-se que as práticas simuladas dentro da disciplina proporcionaram aos discentes mais uma oportunidade de apropriação de conhecimentos e habilidades necessárias à capacidade de cuidar do ser humano, família e comunidade. Contribuições para a Enfermagem: O ensino de Enfermagem baseado em simulações clínicas proporciona melhorias no desempenho acadêmico, contribuindo para a qualificação dos profissionais em formação.


Referências:
HAAG, Guadalupe Scarparo et al. Contribuições da monitoria no processo ensino-aprendizagem em enfermagem. Rev. bras. enferm., Brasília , v. 61, n. 2, p. 215-220, Abr. 2008 .