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Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 933


933

Motivos de Evasão em um Curso de Educação Permanente Online em Enfermagem

Autores:
Ana Karine da Costa Monteiro (karinemontteiro@gmail.com) (Universidade Federal do Piauí-UFPI) ; Elaine Maria Leite Rangel Andrade (Universidade Federal do Piauí-UFPI)

Resumo:
A educação a distância (EaD) serve como estratégia para educação permanente frente às novas tecnologias, sendo cada vez mais requisitada no cenário nacional (1). Apesar da expansão da EaD, a evasão é objeto de preocupação, tendo em vista ser considerada um dos principais obstáculos para instituições formadoras (2). O objetivo deste estudo é identificar os motivos de evasão de enfermeiros em um programa de educação permanente online sobre estomas intestinais de eliminação.  Estudo com abordagem quantitativa e análise descritiva, realizado em três hospitais de grande porte do estado do Piauí, no período de agosto a outubro de 2014, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Dos 111 enfermeiros que aceitaram participar do estudo, 31 (28%) evadiram após responder o pré-teste e dos que iniciaram a educação permanente online, 30 (37%) evadiram antes do término da intervenção. Participaram efetivamente da educação permanente online, 51 enfermeiros. A taxa de evasão foi de 55%, tendo como principal causa a falta de tempo 43 (74,1%), seguido da sobrecarga de trabalho 28 (48,3%) e falta de condições de estudo no trabalho e em casa 13(22,4%). Foi possível conhecer as barreiras apontadas pelos enfermeiros para a permanência no curso. Como contribuições para enfermagem, espera-se com os resultados aferidos, nortear futuras investigações em capacitações online de modo a conter os riscos de abandono e promover o sucesso da EaD.


Referências:
1. Rangel-s ML, Barbosa AO, Riccio NCR, Souza JS. Redes de aprendizagem colaborativa: contribuição da Educação a Distância no processo de qualificação de gestores do Sistema Único de Saúde - SUS. Interface Comum Saúde Educ. 2012; 16(41): 545-556.  2. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED (Org.). Relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2013. Curitiba: Ibpex; 2014