Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 927


927

AVALIAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO E MEMÓRIA DE PACIENTES NO PRÉ E PÓS- TRANSPLANTE HEPÁTICO

Autores:
Ana Carla Sousa da Silva (silva.acs07@gmail.com) (Universidade Federal do Ceará) ; Clébia Azevedo de Lima (Hospital Universitário Walter Cantídio) ; Maria Ísis Freire de Aguiar (Universidade Federal do Ceará) ; Andrea Bezerra Rodrigues (Universidade Federal do Ceará)

Resumo:
Introdução: a insuficiência hepática é um distúrbio que traz efeitos negativos em diversos domínios, incluindo a concentração e memória, que estão entre as áreas mais afetadas, observadas em consequência de quadros clínicos de encefalopatia hepática (GARCIA-MARTINEZ et al., 2011). Objetivo: descrever a avaliação dos domínios concentração e memória dos pacientes antes e após o transplante de fígado. Metodologia: estudo exploratório descritivo, quantitativo, realizado com amostra de 150 pacientes submetidos ao transplante de fígado em um Centro de Referência em Fortaleza-Ceará. A coleta de dados deu-se de julho de 2012 a janeiro de 2013, com a aplicação de um instrumento sobre perfil sociodemográfico e do questionário de qualidade de vida Liver Disease Quality of life (LDQOL). O projeto seguiu as exigências éticas e foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição sob o protocolo nº 041.06.12. Resultados: no pré-transplante, somente 36,7% afirmaram não ter dificuldades para concentrar-se durante uma conversa e na execução de atividades que envolvem concentração e raciocínio. Esse número elevou-se no pós-transplante para 84,7%. Quanto à memória, 40% não possuíam dificuldades para recordar nome de pessoas e 46,7% de lembrar o que leram recentemente. Após o transplante, obteve-se 64,7% e 80,7%, respectivamente. As médias de escores dos domínios concentração e memória foram de 58,8 e 59,8 antes do transplante e atingiram 92,1 e 82,2 depois da cirurgia (p


Referências:
Referência: GARCIA-MARTINEZ, R. et al. Hepatic encephalopathy is associated with posttransplant cognitive function and brain volume. Liver Transpl.,v.17, n.1, p.38-46, Jan. 2011.