Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 926


926

AVALIAÇÃO DO SONO E REPOUSO ANTES E DEPOIS DO TRANSPLANTE HEPÁTICO

Autores:
Ana Carla Sousa da Silva (silva.acs07@gmail.com) (Universidade Federal do Ceará) ; Clébia Azevedo de Lima (Hospital Universitário Walter Cantídio) ; Maria Ísis Freire de Aguiar (Universidade Federal do Ceará) ; Andrea Bezerra Rodrigues (Universidade Federal do Ceará)

Resumo:
Introdução: a etiologia dos distúrbios de sono nos candidatos ao transplante de fígado ainda não foi definida na literatura. As hipóteses mais relacionadas são a existência de qualquer nível de encefalopatia hepática, hepatites virais, oscilação do ciclo circadiano e síndrome de pernas inquietas (BHAT et al, 2015; AKAHOSHI et al, 2014). Objetivo: avaliar e comparar o domínio sono dos pacientes em período pré e pós-transplante hepático. Metodologia: estudo exploratório descritivo, quantitativo, realizado com amostra de 150 pacientes submetidos ao transplante de fígado em um Centro de Referência em Fortaleza-Ceará. A coleta de dados deu-se de julho de 2012 a janeiro de 2013, utilizando o instrumento sobre perfil sociodemográfico e o questionário Liver Disease Quality of life (LDQOL). O projeto seguiu as exigências éticas e foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o protocolo nº 041.06.12. Resultados: no pré-transplante 40,7% afirmaram cochilar algumas vezes durante o dia e 39,3% sentiam sonolência durante o dia; somente 24,2% relataram dormir o suficiente para se sentir descansado pela manhã. Após o transplante hepático, as taxas variaram para 5,7%, 44,7% 51,3%, respectivamente. Conclusões: a doença hepática alterou o padrão do sono dos pacientes e houve melhora da maioria dos aspectos avaliados após o transplante. Implicações para a Enfermagem: os profissionais dos centros de transplante de fígado devem incluir na avaliação clínica os sinais de distúrbios do sono e instituir medidas terapêuticas adequadas, buscando minimizar os efeitos na qualidade de vida.


Referências:
Referências: BHAT, M. et al. Prevalence and predictors of sleep disturbance among liver diseases in long-term transplant survivors. Can J Gastroenterol Hepatol., v. 29, n.8, p.440-444, 2015. AKAHOSHI, M. et al. Sleep disturbances and quality of life in patients after living donor liver transplantation. Transplant proc., v.46, n. 10, p.3515-22, 2014.