919 | EDUCAÇÃO EM SAÚDE REALIZADA NO PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO SAÚDE NA COMUNIDADE (PISCO): RELATO DISCENTE | Autores: Amanda Meneses Lima Silva (mandalima1001@outlook.com) (Universidade Salvador) ; Jucilene Gonçalves da Silva (Universidade Salvador) ; Priscla Cerqueira Cordeiro (Universidade Salvador) ; Solanje Aragão dos Santos (Universidade Salvador) ; Tainara Paula Sousa de Queiroz (Universidade Salvador) ; Camila Dourado Reis das Virgens (Universidade Salvador) |
Resumo: INTRODUÇÃO: O Pisco, disciplina inserida na matriz curricular de uma Universidade privada da cidade de Salvador, contém atividades que oportunizam desenvolvimento de ações educativas e promoção à saúde diante de problemas de saúde pública. OBJETIVO: Descrever atividades discentes na educação à saúde voltada as pessoas com Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). METODOLOGIA: Relato de experiência de atividades na atenção primária realizadas por alunos do 5º e 6º semestres de Enfermagem de uma Universidade privada da cidade de Salvador, em maio de 2017. RESULTADOS: A atividade educativa ocorreu no dia 23 de maio, dentro da programação em comemoração ao dia das mães, realizada durante o mês supracitado, na praça L2 de um Shopping da cidade em parceria com a Universidade. Foram ofertados atendimentos como: rastreamento de risco para Diabetes Mellitus em dez anos; realização de medidas antropométricas, orientação sobre sobrepeso e obesidade; aferição de pressão arterial; rodas de conversa sobre DCNT; realização de quiz, esclarecendo a importância da busca por melhoria de estilo de vida (MEV), abordagem sobre uso correto das medicações e acompanhamento clínico, com participação dinâmica da comunidade. CONCLUSÕES: Através do acréscimo de conhecimento nos âmbitos de prevenção de doenças de forma primária, ocorre ampliação do senso crítico e reflexivo discente, formação de competências e habilidades e humanização da assistência visando contribuir na autonomia e autocuidado dos indivíduos. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Atividades de educação e promoção à saúde são estratégias que permitem conhecimento sobre temas indispensáveis; embasando e preparando para futura atuação profissional de qualidade. Descritores: "Educação em saúde"; "Estudantes de Enfermagem";"Saúde Pública"
Referências: REFERÊNCIA: MALTA, Deborah Carvalho; Silva Jr., Jarbas Barbosa da. Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis no Brasil após três anos de implantação, 2011-2013. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v.23, n. 23, p. 389-395, Sept. 2014. |