Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 918


918

EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM CRIANÇAS: O QUE É TUBERCULOSE?

Autores:
Amanda Marinho da Silva (amandas.marinhos@gmail.com) (Acadêmica de Enfermagem, da Escola de Enfermagem de Manaus, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus - AM.) ; Anne Kimi Vasconcelos Okazaki (Acadêmica de Enfermagem, da Escola de Enfermagem de Manaus, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus - AM.) ; Naiara Ramos de Albuquerque (Acadêmica de Enfermagem, da Escola de Enfermagem de Manaus, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus - AM.) ; Gabriella Martins Soares (Acadêmica de Enfermagem, da Escola de Enfermagem de Manaus, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus - AM.) ; Ana Carolina Scarpel Moncaio (Enfermeira, Professora Adjunta da Escola de Enfermagem de Manaus, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus - AM.)

Resumo:
Introdução: De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o 20º país dos 30 com alta carga de Tuberculose. O cenário amazônico suscita inquietação: o estado do Amazonas apresenta uma incidência de 67.2/100mil habitantes e, sua capital, Manaus, 93.2/100mil habitantes. Da população em geral, as crianças são mais suscetíveis e de difícil diagnóstico devido à baixa expressão dos sintomas. Objetivos: Relatar a experiência da educação em saúde com crianças diagnosticadas com tuberculose. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos de enfermagem sobre a educação em saúde com pré-escolares e escolares, durante o mês de julho de 2016 no serviço de referência em pneumologia sanitária de Manaus, AM. Pautado na Metodologia da Problematização, foram utilizados desenhos para colorir e máscaras lúdicas, para facilitar a participação das crianças na atividade sobre a forma de contágio da doença, seus sintomas, tratamento e prevenção. Resultados: À medida que as crianças coloriam os desenhos, as mesmas questionavam sobre a imagem apresentada e partilhavam umas com as outras o que estavam apreendendo. Também foram elucidadas as dúvidas dos familiares sobre a tuberculose, os quais foram orientados sobre os cuidados com o cliente pediátrico nesta situação, além de incentivá-lo na continuidade ao tratamento. Conclusões: O uso de métodos lúdicos é fundamental para o desenvolvimento infantil, inclusive no processo de aprendizagem. Nesta atividade de educação em saúde com crianças, observou-se que a compreensão sobre a doença e mecanismos de controle podem ser realizadas por meio de mecanismos simples e ações em que a própria população pode se amparar. Contribuições para a enfermagem: Todo paciente tem o direito de saber sobre seu estado de saúde, inclusive o pediátrico, portanto é papel da enfermagem não somente esclarecer suas possíveis dúvidas acerca do mesmo, mas também sensibilizá-los e empoderá-los como um multiplicador de conhecimentos. Descritores: Tuberculose; Educação em Saúde; Saúde da Criança. Eixo: Conhecimentos e habilidades que compõem a identidade profissional da Enfermagem.


Referências:
BERBEL, N. A. N. Metodologia da problematização. Londrina, PR: Eduel; 2012. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico, Brasília, v.48, n.8, 2017. Disponível em: . Acesso em: 12 Jun. 2017.