Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 916


916

FATORES QUE INFLUENCIAM NO ABSENTEÍSMO ENTRE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NO CONTEXTO HOSPITALAR

Autores:
Amanda Joice do Nascimento (amanda.njoice@gmail.com) (Discente do Curso de Bacharelado em Enfermagem; Faculdade São Miguel; Recife - PE, Brasil.) ; Lis Dantas de Castro (Discente do Curso de Bacharelado em Enfermagem; Faculdade São Miguel; Recife - PE, Brasil) ; Vivia Conceição Silva (Especialista em Enfermagem em Psiquiatria - SES, Docente da Faculdade São Miguel e Grupo CEFAPP.)

Resumo:
Introdução: O absenteísmo é à frequência, ou espaço de tempo de trabalho perdido quando os profissionais não comparecem ao trabalho e representa às ausências quando se esperava que os mesmos estivessem presentes (SANCINETTI, et al ,2011). Objetivos: Analisar na literatura publicações relacionadas aos fatores que influenciam o absenteísmo entre os profissionais de enfermagem no contexto hospitalar. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa realizada através de materiais científicos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Foram utilizados para a busca dos artigos as bases de dados: LILACS e SCIELO, por meio dos descritores "absenteísmo", "enfermagem","hospitais". Foram encontrados 178 artigos dos quais apenas 12 atenderam a demanda, considerando os critérios de inclusão: texto completo disponível, no formato de artigo original; publicados entre 2009 e 2016, disponíveis na língua portuguesa e dentro da temática sugerida na pesquisa. Resultados: Dos achados 16,66% foram publicados em 2015. Em relação ao desenho do estudo 50% foram quantitativo descritivo exploratório. Quanto à temática 75% apontaram como principal causa de afastamento: doenças ósseas e musculares, dos tecidos conjuntivos, transtornos mentais, e estresse. Cerca de 25% discorreram que o turno de trabalho elevado ,a sobrecarga , o duplo vínculo empregatício e a exposição ao desgaste físico ao qual esses profissionais estão expostos levam aos altos índices de faltas . Os textos estudados elencam os técnicos de enfermagem como a categoria mais propicia a todos os agravos citados, portanto são estes que detém o maior absenteísmo entre a equipe de saúde. Conclusão: Esta pesquisa evidenciou a necessidade de realização de novos estudos para acompanhar e avaliar, posteriormente a incidência do absenteísmo e dos agravo clínicos e psíquicos que implicam na ausência do profissional. Contribuições para Enfermagem: O estudo em tela convida os profissionais de enfermagem a refletirem sobre a relação trabalho versus saúde incluindo a satisfação profissional.


Referências:
SANCINETTI,T.R, et al .Absenteísmo -doença na equipe de enfermagem relação com a taxa de ocupação.Rev. Esc.Enferm USP 2009,43:1277-83.