914 | Simulação de Suporte Básico de vida:Relato de experiência | Autores: Amanda da Silva Ferreira (amanda30ferreiraa@gmail.com) (Universidade Católica de Pernambuco) ; Rebeca Yésua Vasconcelos Silva (Universidade Católica de Pernambuco) ; Milena Ratacasso Coimbra (Universidade Católica de Pernambuco) ; Emilly Anne Cardoso Moreno de Lima (Universidade Federal de Pernambuco) |
Resumo: Introdução: os avanços na prevenção e tratamentos de doenças têm crescido, mas muitas vidas ainda são perdidas anualmente em decorrência do manejo incorreto na parada cardiorrespiratória (PCR)¹. O Suporte Básico de Vida (SBV) envolve o atendimento à pessoa em PCR, enfatizando reconhecimento, acionamento imediato dos serviços de emergência e realização precoce das manobras de ressuscitação cardiopulmonar com foco nas compressões torácicas de boa qualidade², possibilitando melhores chances de sobrevivência até a chegada do Sistema Móvel de Urgência (SAMU). Difundir essas informações no meio universitário pode melhorar o reconhecimento e acionamento dos serviços de urgência e consequentemente um melhor prognóstico à vítima. Objetivo: relatar a experiencia discente no preparo e simulação do SBV para as pessoas que circulam na Universidade. Metodologia: relato de experiência sobre a participação na simulação do atendimento à pessoa em PCR por estudantes do primeiro período de Enfermagem, seguindo a atualização das diretrizes de 2015³ para Reanimação Cardiopulmonar apresentadas durante as aulas de suporte básico de vida. Relato: possibilitou apresentar o atendimento inicial à vítima, avaliando a segurança do local, a responsividade da vítima e o pulso, assim como o acionamento do SAMU, já iniciando as compressões torácicas de qualidade. Além disso, a problemática que os serviços de emergências enfrentam, o TROTE, foi abordado, favorecendo a conscientização. Conclusão: participar da simulação desde a preparação levou à construção de conhecimentos e habilidades práticas; dessa forma, viabilizou-se um possível atendimento futuro mais seguro e eficaz. Além disso, tornou o conhecimento acessível aos presentes. No entanto, faltou uma maior divulgação. Contribuições para enfermagem: situações de emergência podem ocorrer em qualquer lugar, sendo a simulação uma das formas de colocar o estudante de enfermagem dentro de um universo mais próximo do real, possibilitando um maior êxito no salvamento. O ensinamento de SBV extramuros é imprescindível para toda universidade, independente do curso.
Referências: 1. Gonzalez Maria Margarita, Timerman Sergio, Oliveira Renan Gianotto de, Polastri Thatiane Facholi, Dallan Luis Augusto Palma, Araújo Sebastião et al. I diretriz de ressuscitação cardiopulmonar e cuidados cardiovasculares de emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia: resumo executivo. Arq. Bras. Cardiol. [Internet]. 2013; 100(2):105-113. 2. Tavares Luis Fernando Barbosa, Bezerra Italla Maria Pinheiro, Oliveira Fernando Rocha, Sousa Luiz Vinícius de Alcantara, Raimundo Rodrigo Daminello, Sousa, Ednan Cardoso de,et al. Knowledge of health sciences undergraduate students in objective tests on basic life support. Journal of Human Growth and Development. 2015; 25(3): 297-306. 3. Atualização das Diretrizes RCP e ACE. American Heart Association. Guidelines, 2015. |